Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


José Acácio da Rocha

DEM

José Acácio da Rocha (DEM), o professor Acácio, nasceu em 17 de março de 1972 na localidade de São João do Itaperiú, então Bairro de Barra Velha, hoje município. Filho caçula de uma família de cinco irmãos chegou a Itajaí com pouco mais de um ano de vida, em 1973, e se instalou com a família no Costa Cavalcanti. Em Itajaí, a mãe começou a comercializar produtos trazidos da roça e conseguiu abrir uma pequena mercearia, da qual vinha o sustento da família.
 
Descobriu o gosto pelos esportes a partir de 1978, quando iniciou sua vida estudantil na Escola Básica Antônio Ramos, onde concluiu o ensino fundamental em 1986. Cursou o ensino médio no Colégio Dom Afonso Niehues, concluído  em 1989, e voltou a esta mesma escola em 1994, então como professor, atuando ainda como diretor da unidade nos anos de 2011 e 2012.
 
Entre os anos de 1988 e 1989 estudou no SENAI, onde concluiu o curso profissionalizante de torneiro mecânico. Mesmo antes de concluir o ensino médio e o curso, aos 16 anos, seu empenho o levou à conquista do primeiro emprego com carteira assinada, como torneiro mecânico.
 
Após trabalhar três anos como torneiro mecânico, em 1991 realizou seu grande desejo de conviver com o esporte.  Resgatando o gosto pelas práticas esportivas, revelado desde garoto, prestou vestibular para o curso de Educação Física, na FURB, em Blumenau. Ainda em 1991, durante a graduação, iniciou sua jornada como docente na Escola Henrique Midon, no Bairro São João. Neste período descobriu o dom de ensinar aos jovens os benefícios do esporte e lecionou em várias escolas de Itajaí até prestar concurso público. Convicto do caminho a percorrer, foi aprovado e efetivado nas redes estadual e municipal de ensino como professor, função que exerce até os dias atuais.
 
Concluiu a graduação em 1995 e no ano seguinte iniciou sua carreira como árbitro de futebol na Liga Itajaiense de Desportos. Em 1998 foi aprovado nos testes e já fazia parte do quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol. Chegou ao quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol em 1999. Dedicou-se à arbitragem e às entidades cujos escudos carregou no peito por 14 anos. Os momentos mais significativos no futebol foram três finais do Campeonato Catarinense de Futebol arbitradas nos anos de 2003, 2008 e 2009.
 
Como professor conheceu os problemas e anseios da juventude. Foi impulsionado pela confiança de colegas de profissão, pais, amigos, vizinhos a lançar-se na vida pública no pleito de 2008. Com o apoio da comunidade alcançou 438 votos pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
 
A missão de tornar-se um membro ativo da comunidade havia sido adiada para 2012, quando com 856 votos de confiança, o Professor Acácio foi incumbido a ser representante legítimo da comunidade na Câmara Municipal de Vereadores. O menino humilde tornou-se professor, com muito orgulho, e vereador pela vontade do povo de Itajaí.

-



Projetos e Proposituras