Câmara conquista certificação do Selo Social

Foram reconhecidas ações desenvolvidas pelo Legislativo em 2023.

#PraTodosVerem: imagem das estudantes senatdas na plateia do PLenário da Câmara, durante o ciclo de palestras "Elas no Legislativo", contemplado com a certificação do Selo Social. #PraTodosVerem: imagem das estudantes senatdas na plateia do PLenário da Câmara, durante o ciclo de palestras "Elas no Legislativo", contemplado com a certificação do Selo Social.
Nove projetos e ações realizados pela Câmara de Vereadores de Itajaí em 2023 foram contemplados com 13 selos de certificação do programa Selo Social. As atividades desenvolvidas pelo Legislativo Municipal contribuíram com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Programa Selo Social é uma estratégia para estimular o cumprimento dos ODSs, num total de 17, рог meio da certificação de entes públicos e privados com o reconhecimento público das iniciativas de organizações que promovem o desenvolvimento socioeconômico de seus colaboradores e da comunidade em que estão inseridas.

A Câmara foi contemplada com os seguintes ODSs:

Balcão da Cidadania contemplado com os selos do ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) – oferece serviços como emissão de documentos, consultoria jurídica, atendimento a migrantes e encaminhamento ao mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outros.

Campanha Coleta Premiada - Edição Resíduos Eletrônicos, idealizada pela Comissão de Gestão Ambiental da Câmara, contemplada com o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo Responsável) -  em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de Reciclagem RECICLAVALE objetivou promover a sensibilização e a educação sobre a destinação adequada de resíduos sólidos, por meio da coleta de resíduos eletrônicos nas comunidades das escolas de Itajaí.

Ciclo de palestras Elas no Legislativo, idealizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, contemplado com o ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 10 (Redução das Desigualdades), consiste num ciclo de palestras das vereadoras com alunas dos nonos anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. O objetivo é estimular a participação política de meninas e mulheres.

Concurso de Vídeos "Mulher Segura, Tarefa de Todos" - 2ª edição, idealizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, contemplado com o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), concurso foi destinado a estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas do município e teve como objetivo incentivar os estudantes de Itajaí a refletir sobre a segurança de meninas e mulheres em ambientes públicos e privados.

Limpeza de praia em Família: Resíduos à vista!, contemplado com o ODS 12 (Consumo Responsável), ODS 14 (Vida na Água) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), objetivou sensibilizar os servidores e promover a Semana Lixo Zero Itajaí. Idealizado pela Comissão de Gestão Ambiental da Câmara e Associação dos Servidores do Legislativo (Aspelegis), realizada na praia da Atalaia.

Programa Câmara Coleta, idealizado pela Comissão de Gestão Ambiental da Câmara, contemplado com ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo Responsável) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), iniciativa para popularizar a temática dos resíduos sólidos entre servidores, trabalhadores da Câmara e comunidade por meio da disponibilização de um ponto de entrega voluntária para descarte de resíduos eletroeletrônicos, óleo de cozinha e pilhas e baterias e ações de educação socioambiental com parceiros.

Programa de Valorização e Qualificação dos Servidores Públicos, contemplado com o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), inclui a implementação de um plano de carreira sólido para os servidores efetivos, benefícios, como bolsas de estudos, e qualificação para o desenvolvimento das atividades nos diversos setores do Legislativo e atendimento ao público com excelência.

Programa Permanente de Eficiência Energética, contemplado com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), desde de 2016, a Câmara de Vereadores de Itajaí mantem o Plano de Gestão Ambiental, por meio do qual investe na redução do consumo de energia elétrica com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, e de um programa de manutenção preventiva para os equipamentos de ar-condicionado. A Câmara também realiza a substituição gradual das lâmpadas fluorescentes por alternativas de LED, mais eficientes.

Programa Permanente para Aproveitamento de Recursos Naturais, contemplado com o ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e ODS 7 (Energia Limpa e Sustentável), prédio da Câmara possui características ambientais favoráveis, como ventilação cruzada, dutos de ventilação nos banheiros e escadas, e fachada de vidro que permite a entrada de luz natural. Além disso, o edifício foi concebido para aproveitar o recurso da água da chuva, somado à Usina de Geração de Energia Solar.

As certificações deverão ser formalmente entregues em uma cerimônia no mês de outubro.