[41ª Sessão Ordinária] Missionário católico é homenageado na Câmara

Jamir José de Souza é fundador da Comunidade Católica Transfiguração.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no centro do plenário ao lado dos homenageados pela moção. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no centro do plenário ao lado dos homenageados pela moção. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí entregou nesta quinta-feira (27) a Moção nº 13/2024, de Congratulações e Reconhecimento a Jamir José de Souza, Fundador da Comunidade Católica Transfiguração, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Itajaí. A moção foi proposta pelo vereador Beto Cunha (Republicanos) e aprovada por todos os vereadores presentes.

Jamior foi ministro da Sagrada Comunhão, onde iniciou no Movimento da Renovação Carismática Católica. Juntamente com a família, em 2002, fundou a Comunidade Católica Transfiguração, inicialmente sediada em Camboriú e desde 2009 em Itajaí. Desde então, a Comunidade atua em questões matrimoniais, financeiras, oferece apoio espiritual e material a pessoas de diferentes idades. Entre suas principais atividades, está a evangelização por meio do Ministério da Música.

Atualmente, a Comunidade conta com mais de 250 missionário; três casas de evangelização, em Itajaí, Garopaba e em Coronel João Sá (Bahia). Em Itajaí, a Casa Mãe recebe pessoas que buscam aconselhamento, realiza ações sociais, retiros e eventos. A Transfiguração trabalha a conscientização nas escolas com o projeto “O Silêncio Não Brinca”, reforçando a necessidade do diálogo entre pais e filhos; na campanha “Há Outra Saída”, em escolas e nas ruas da cidade, abordando a prevenção ao suicídio.

Vereador faz questionamentos sobre aprovação de projetos e alvarás
O Requerimento nº 82/2024, de autoria do vereador Beto Cunha (Republicanos), foi aprovado com  12 votos favoráveis e um voto contrário. O parlamentar pergunta ao prefeito quais aprovações de projetos/alvarás e habite-se, desde 2016, foram aprovados diretamente pelo secretário da Pasta e quais foram suas respectivas datas de aprovação. O vereador também questiona quais foram os motivos que levaram o secretário a realizar diretamente estas aprovações, tendo em vista que existem cargos designados para exercer tal função.

Vereador faz perguntas sobre Política Municipal para Pessoas em Situação de Rua
De autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB), foi aprovado o Requerimento nº 86/2024 com 15 votos favoráveis. A parlamentar pergunta ao prefeito se a Política Municipal para a População em Situação de Rua já foi elaborada. Anna questiona ainda quem são os membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política Municipal para a População em Situação de Rua. A vereadora pede também que sejam encaminhados o regimento interno do Comitê, atos de nomeação dos membros e do coordenador, que seja informado se são remunerados e qual o valor, atas das reuniões e relatório detalhado das atividades desenvolvidas de 2023 até a presente data.

Vereador solicita rondas no Cordeiros
Aprovado com 15 votos favoráveis, o Requerimento nº 87/2024, do vereador Murílio Moraes (Progressistas), para envio de oficio ao 1º Batalhão de Polícia Militar. O vereador solicita que sejam intensificadas as rondas nas proximidades das avenidas Guanabara, Mário Uriarte e Agostinho Alves Ramos, principalmente após as 21 horas, no Bairro Cordeiros.

Uso da Tribuna

Convocação de aprovados em concurso é discutido na tribuna
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu, nesta quinta-feira (27), o presidente em exercício do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz), Paulo Roberto Schlemper. Ele utilizou a tribuna para falar sobre os desafios enfrentados na Saúde do Município e sobre a terceirização do trabalho.

Dois aprovados no concurso da saúde também usaram a palavra. Eles pediram o apoio dos vereadores para exigir que o Executivo Municipal faça a convocação dos aprovados.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

www.x.com/camaraitajai