Câmara recebe Conferência Regional de Vereadores Mirins

Estudantes trabalharam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

#PraTodosVerem: no centro do Plenário, cerca de 80 vereadores mirins (de aproximadamente de 10 15 anos) estão de pé, com alguns professores e funcionários das Câmaras particpantes. Eles estão sorridentes, comemorando o término da Conferência. #PraTodosVerem: no centro do Plenário, cerca de 80 vereadores mirins (de aproximadamente de 10 15 anos) estão de pé, com alguns professores e funcionários das Câmaras particpantes. Eles estão sorridentes, comemorando o término da Conferência.
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na segunda-feira (17) cerca de 80 vereadoras e vereadores mirins na Conferência Regional de Vereador Mirim – Litoral do Vale do Itajaí. Os estudantes assistiram a palestras e debateram formas de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países até 2030.

Participaram da Conferência vereadores mirins de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Itajaí, Itapema e Porto Belo. O evento foi realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício da Silveira, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, da Câmara Municipal de Itajaí.

Durante a manhã, os estudantes assistiram a duas palestras, “A juventude catarinense e os ODS: pensando um futuro mais democrático e sustentável”, com o professor Luciano Daudt da Rocha, e “O que são os ODS da ONU e o que eles têm a ver com você? ”, com a professora Manoela Oliveira Veras.

Já no período da tarde, os vereadores mirins foram divididos em quatro grupos que abordaram os seguintes ODS: ODS nº 4 – Educação de Qualidade; ODS nº 5 – Igualdade de Gênero; ODS nº 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS nº 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Os ODS serão abordados nas atividades do projeto no decorrer ano, como preparação para a Conferência Estadual de Vereadores Mirins, prevista para acontecer em outubro, em Florianópolis, com a participação de Câmaras Mirins de todo o Estado.

Imagens disponíveis na  Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

www.x.com/camaraitajai