Município presta contas do último quadrimestre de 2023

Itajaí cumpriu as obrigações constitucionais e ficou com superávit de pouco mais de R$ 71 milhões.

#PraTodosVerem: o vereador Adriano Klawa, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, e contador do Município, Everaldo Izaú Desidério estão sentados na bancada do Plenário. A bancada está equipada com microfones e computadores. #PraTodosVerem: o vereador Adriano Klawa, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, e contador do Município, Everaldo Izaú Desidério estão sentados na bancada do Plenário. A bancada está equipada com microfones e computadores.
 A Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira (28) a audiência pública de demonstração do cumprimento das metas fiscais do Município de Itajaí do 3º quadrimestre de 2023.  A audiência foi presidida pelo vereador Adriano Klawa, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, e os dados foram apresentados pelo contador do Município, Everaldo Izaú Desidério.

De acordo com o relatório, considerando todas as fontes de recursos, a receita total realizada pelo Município foi de R$ 2.592.891.852,31. A previsão anual era de pouco mais de R$ 2.6 bilhões, correspondente a um percentual de realização de 97,35%. No mesmo período, o total de despesas executadas pelo Município foi de R$ 2.521.808.864,06, resultando em um superávit orçamentário de R$71.082.988,25.

As receitas correntes (tributos e contribuições patrimonial, de serviços e outros) apresentaram melhor desempenho, com uma realização correspondente a 100,47% em relação ao previsto e as receitas de capital (amortização de dívidas, operações de crédito etc.) 40,72%, em relação ao previsto.

O Município cumpriu o mínimo de gastos com saúde e educação, conforme previsto na Constituição. Na educação, onde deve-se investir o mínimo de 25% da receita líquida de impostos, Itajaí aplicou R$ 469,3 milhões, o equivalente a 29,78% da receita. Já na saúde, cujo o limite mínimo constitucional é de 15%, foram investidos R$ 234.8 milhões, equivalente a 26,8% da receita.

A prestação de contas na íntegra está disponível para download ao final da matéria.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.