Abertas as inscrições para candidatos à Câmara Mirim em 19 escolas de Itajaí

Eleições serão realizadas nas unidades de ensino participantes no mês de março.

#PraTodosVerem: cartaz com fundo azul e roxo. Na parte superior está escrito: "faça parte da Câmara Mirim"; abaixo uma foto da primeira turma da Câmra Mirim com os 17 adolescentes que participaram do projeto utilizado a blusa azul do uniforme; finaliza com o texto: "canidate-se na secretaria de sua escola até o dia 8 de mnarço". #PraTodosVerem: cartaz com fundo azul e roxo. Na parte superior está escrito: "faça parte da Câmara Mirim"; abaixo uma foto da primeira turma da Câmra Mirim com os 17 adolescentes que participaram do projeto utilizado a blusa azul do uniforme; finaliza com o texto: "canidate-se na secretaria de sua escola até o dia 8 de mnarço".
Dezenove escolas de Itajaí estão com inscrições abertas para os alunos concorrerem a uma vaga do projeto Câmara Mirim 2024. Até o dia 8 de março, estudantes que estão cursando o nono ano no período matutino das unidades participantes podem se candidatar a vereadora ou vereador mirim. Os alunos deverão se inscrever na secretaria da escola.

As vagas são destinadas aos alunos do nono ano da manhã, porque as atividades do projeto acontecem sempre no período da tarde. Já os demais estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tanto do período matutino quanto vespertino, poderão participar do processo como eleitores, escolhendo seu representante por meio do voto.

Neste ano, participam do projeto as seguintes escolas: Centro Educacional de Cordeiros; Centro Educacional Pedro Rizzi; Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal; Colégio de Aplicação Univali – Itajaí; Colégio Salesiano Itajaí; Escola Básica Antônio Ramos; Escola Básica Avelino Werner; Escola Básica Gaspar da Costa Moraes; Escola Básica João Duarte; Escola Básica João Paulo II; Escola Básica José Medeiros Vieira; Escola Básica Mansueto Trés; Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha; Escola Básica Padre Pedro Baron; Escola Básica Prefeito Alberto Werner; Escola Básica Prof.ª Judith Duarte de Oliveira;
Escola Básica Prof.ª Maria José Hülse Peixoto; Escola de Educação Básica Carlos Fantini; Escola Sesi – Itajaí.

Cada unidade realizará sua eleição. A campanha eleitoral está prevista para o período de 11 a 15 março e a votação será realizada em dia escolhido pela escola dentro da janela de 18 a 22 de março. As regras de campanha, como distribuição de material, cartazes ou debates, serão definidas pela escola, de acordo com suas possibilidades, e devem dar condições iguais aos candidatos.

Posteriormente, os 19 alunos vencedores de cada escola passarão por um sorteio em que serão definidos os 17 titulares, e os dois remanescentes serão o primeiro e segundo suplentes, que também poderão participar de atividades do projeto. Os demais alunos que participarem da eleição também serão sorteados para preencher as demais vagas de suplência e poderão ser chamados em caso de desistência dos eleitos.

Para conhecer melhor o projeto e conferir o Edital deste ano, acesse: https://www.cvi.sc.gov.br/conteudo/64-Edital+2024.html.