Comissão de Ética vai apurar conduta de vereador afastado

Comissão terá até 90 dias para concluir os trabalhos.

PraTodosVerem: vista lateral do Plenário vazio, com a bancada de madeira, em formato de semi-círculo, onde ficam os computadores e microfones dos vereadores. PraTodosVerem: vista lateral do Plenário vazio, com a bancada de madeira, em formato de semi-círculo, onde ficam os computadores e microfones dos vereadores.
A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Itajaí abriu processo para investigar se o vereador Fábio Luiz Castelo Guedes, o Fábio Negão (PL), cometeu quebra de decoro. Fábio foi preso em novembro de 2023, por suposta prática de corrupção, e afastado do cargo de vereador por ordem judicial.

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta semana. A defesa do acusado já foi notificada e tem até 15 dias úteis a partir da notificação para se manifestar. A defesa também poderá apresentar até cinco testemunhas e a Comissão ainda poderá convocar outros depoentes.

Ao final das apurações, a Comissão de Ética vai votar o relatório final, a partir do qual será elaborado o Decreto Legislativo com a decisão da Comissão. O Decreto será levado a Plenário para a apreciação e votação de todos os parlamentares.

A Comissão de Ética da Câmara é formada pelos vereadores Rubens Angioletti (PL) – presidente, Anna Carolina (PSDB) – relatora e tem como membros Paulinho Amândio (PDT), Christiane Stuart (PSC) e Aline Aranha (União Brasil).

A Comissão tem o prazo de até 90 dias, sem prorrogação, para concluir os trabalhos.

Foto: Davi Spuldaro/CVI.