Câmara recebe seminário sobre violência contra a mulher

Evento integra ações do município no Agosto Lilás.

#PraTodosVerem: imagem da psicóloga da Polícia Civil, Danielle Cadan, profere a palestra “Polícia Civil por Elas: estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres na Polícia Civil de Santa Catarina”. Ela está de pé, com um microfone na mão, no Plenário da Casa. #PraTodosVerem: imagem da psicóloga da Polícia Civil, Danielle Cadan, profere a palestra “Polícia Civil por Elas: estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres na Polícia Civil de Santa Catarina”. Ela está de pé, com um microfone na mão, no Plenário da Casa.
O seminário “Violência contra a mulher: ações e estratégias intersetoriais de combate, prevenção e atenção”, reuniu mais de 100 pessoas nesta sexta-feira (18) no plenário da Casa. O evento é uma realização da Câmara de Vereadores de Itajaí, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Promoção da Cidadania e Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (Raipsv) e compõe a programação do Agosto Lilás.

A Procuradora Especial da Mulher da Câmara, vereadora Anna Carolina (PSDB), acolheu a todas e todos em nome da Câmara e falou das ações já realizadas. Anna destacou a busca da Procuradoria da Mulher pela disseminação de informações sobre os direitos das mulheres, especialmente o direito a uma vida plena, livre de violência, não só entre as mulheres, mas também entre as crianças e os homens.

A primeira palestra “Fortalecimento da Vigilância da Violência contra Mulheres”, foi ministrada pela enfermeira Monique Meneses de A. D'Avila, enfermeira - mestre em Gestão do Cuidado, responsável técnica pelo Agravo Violência Interpessoal/Autoprovocada da Gerência de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (GADNT/DIVE/SES/SC).

Na sequência, a psicóloga da Polícia Civil, que atua na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Itajaí (DPCAMI), Danielle Cadan, apresentou a palestra “Polícia Civil por Elas: estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres na Polícia Civil de Santa Catarina”. A última palestra foi sobre a atuação da Rede Catarina de Proteção à Mulher, com a Subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar – Itajaí, Major Karoline Marcon.

Câmara de Vereadores no Agosto Lilás
Durante todo o mês, a Câmara abre espaço para que entidades ligadas aos direitos das mulheres façam uso da tribuna.

No dia 23, a partir das 14h, a Procuradoria realiza a entrega da premiação do concurso estudantil de vídeos “Mulher Segura, Tarefa de Todos”, realizado com estudantes de escolas públicas e privadas de Itajaí.

No dia 26, a Procuradoria da Mulher participa da Ação Comunitária na Praça do Costa Cavalcante, a partir das 9h, com entrega de materiais e informações sobre o Espaço de Orientação à Mulher da Câmara (EOM).

Foto para download: Galeria de Imagens
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.