Câmara participa das atividades do Agosto Lilás

Procuradoria Especial da Mulher realizará ações voltadas para a segurança das mulheres.

#PraTodosVerem: Mariana Roveda, representante da Casa das Anas, entidade que acolhe mulheres e dependentes vítimas de violência doméstica faz uso da tribuna na 45ª sessão ordinária. #PraTodosVerem: Mariana Roveda, representante da Casa das Anas, entidade que acolhe mulheres e dependentes vítimas de violência doméstica faz uso da tribuna na 45ª sessão ordinária.
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Itajaí está engajada no Agosto Lilás - campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Durante este mês, serão realizados diversos eventos alusivos à data, como palestras, rodas de conversa, orientações, etc.

O Agosto Lilás em Itajaí é uma iniciativa das secretarias de Promoção da Cidadania, de Saúde e Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, da qual a Câmara faz parte.

A programação foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 1º de agosto, na 45ª sessão ordinária da Câmara, com a fala de Mariana Roveda, representante da Casa das Anas, entidade que acolhe mulheres e dependentes vítimas de violência doméstica. No dia 15 de agosto será a vez da Associação Brasileira de Enfermeiras Obstétricas Neonatais e Obstetrizes de Santa Catarina fazer uso da tribuna da Câmara, e no dia 29 deste mês, o Núcleo de Acessibilidade da Univali se pronunciará em nome das mulheres com deficiência. As sessões da Câmara têm início às 16h.

No dia 12, a Procuradoria Especial da Mulher participa da Ação Comunitária Agosto Lilás, na Praça do Costa Cavalcante, Cordeiros, a partir das 9h, com entrega de materiais e informações sobre o Espaço de Orientação à Mulher da Câmara (EOM).

Já no dia 18, sexta-feira, das 14h às 18h, a Câmara sedia o Seminário “Violência contra a mulher: ações e estratégias intersetoriais de combate, prevenção e atenção”. O Seminário contará com a intervenção literária de Hannah Theis, psicóloga (14h30); palestra: “Fortalecimento da Vigilância da Violência contra Mulheres”, com a enfermeira Monique D'Avila (14h50); palestra “Polícia Civil Por Elas: estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres na Polícia Civil de Santa Catarina”, com a psicóloga da Polícia Civil Danielle Cadan (15h30); palestra “Atuação da Rede Catarina de Proteção à Mulher”, com a Subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, Major Karoline Marcon. Após as palestras haverá debate. Para se inscrever no seminário, acesse: agostolilas.itajai.sc.gov.br.

No dia 23, a partir das14h, a Procuradoria Especial da Mulher realiza a entrega da premiação do concurso de vídeos “Mulher Segura, Tarefa de Todos”. O concurso é realizado com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, tanto de escolas públicas como privadas de Itajaí. A premiação é de até R$ 7 mil por categoria. As inscrições seguem abertas até 5 de agosto e devem ser feitas pelo http://www.cvi.sc.gov.br/concurso.

Para acessar a programação completa do Agosto Lilás em Itajaí, acesse: itajai.sc.gov.br.

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Itajaí tem como procuradora a vereadora Anna Carolina (PSDB) e como procuradora adjunta a vereadora Aline Aranha (União).

Foto: Davi Spuldaro/CVI.