[34ª Sessão Ordinária] Câmara lança campanha para coleta de lixo eletrônico

Resíduos serão coletados nas unidades de ensino municipais.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão, em volta de uma mesa em formato de meia lua. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão, em volta de uma mesa em formato de meia lua.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou por unanimidade, em única discussão, nesta quinta-feira (1º), o Projeto de Resolução nº 5/2023, da Mesa Diretora. O projeto autoriza parceria institucional com a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e com a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale) para realização da “Coleta Premiada – Edição Resíduos Eletrônicos”.

A campanha em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, tem como objetivo promover a sensibilização da comunidade escolar da Rede Municipal para a destinação adequada de resíduos eletrônicos. As cinco escolas que arrecadarem o maior peso dos itens receberão premiação de até R$ 10 mil.

Para participar, as unidades de ensino municipais não precisam se inscrever, apenas entregar os resíduos eletrônicos entre os dias 5 e 23 de junho na Reciclavale, localizada na Rua João Thomaz Pinto, s/n, no Bairro Canhanduba. A cooperativa atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto em feriados.

A Reciclavale será responsável por pesar todo o material recebido e encaminhar o relatório final à Câmara de Vereadores de Itajaí. A divulgação das unidades escolares premiadas será no dia 28 de junho.

O regulamento completo está disponível no site www.cvi.sc.gov.br.

Aprovado projeto que institui o Maio Furta-cor em Itajaí
Com 14 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 64/2023, de autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB). O projeto inclui no calendário de eventos do Município o Mês  de Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

Entre as ações que podem ser desenvolvidas estão: reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outros.

O projeto será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.

Aprovado R$ 1,9 milhão para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Em primeira discussão, foi aprovado com 15 votos favoráveis, Projeto de Lei Ordinária nº 23/2023 . O projeto autoriza o prefeito a abrir crédito adicional suplementar de pouco mais de R$1,9 milhão para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Os recursos deverão ser aplicados na construção de infraestrutura na orla da Baía Afonso Wippel. Os recursos serão oriundos do programa “A Hora do Turismo”, do Ministério do Turismo.

O projeto passará por mais uma votação e se aprovado novamente, será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.

Vereador questiona Governo do Estado sobre obras para prevenção de enchentes
Com 15 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 83/2023, do vereador Beto Cunha (PSDB). O parlamentar requer que o Governo de Santa Catarina e a Defesa Civil do Estado respondam: existe projeto aprovado para a dragagem do Rio-Itajaí Mirim em Itajaí? Em caso afirmativo, que informem detalhes sobre o projeto, trajeto, prazos de início e conclusão e as etapas de execução. O vereador questiona sobre a origem e captação dos recursos para as obras, se haverá participação financeira do Município de Itajaí, se existem outros projetos para reduzir o impacto de enchentes na cidade e ainda, se há projetos de dragagem do Itajaí-Mirim por meio de parceria com a JICA, agência do governo Japonês, que atua no fomento do desenvolvimento e estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento, entre outras.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.