Executivo Municipal presta contas de 2022 na Câmara

Município fechou o ano com superávit orçamentário de pouco mais de R$ 140 milhões.

#PraTodosVerem: imagem aberta do Plenário, com o vereador Adriano Klawa, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, e o contador do Município, Everaldo Izaú Desidério, sentados atrás da bancada. Nos telões, posicionados acima e dos dois lados do Plenário, é exibido o relatório apresentado. #PraTodosVerem: imagem aberta do Plenário, com o vereador Adriano Klawa, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, e o contador do Município, Everaldo Izaú Desidério, sentados atrás da bancada. Nos telões, posicionados acima e dos dois lados do Plenário, é exibido o relatório apresentado.
Foi realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí, na manhã desta terça-feira (28), a audiência pública para demonstração do cumprimento das metas fiscais do Executivo Municipal no 3º quadrimestre de 2022. A audiência foi presidida pelo vereador Adriano Klawa, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, e os dados foram apresentados pelo contador do Município, Everaldo Izaú Desidério.

De acordo com a demonstração, a previsão de receita do Município em 2022 era de cerca de R$ 2 bilhões, mas foram realizados R$ 2,462 bilhões, correspondente a um percentual de realização de 119,42%. Já as despesas totais do Município ficaram em aproximadamente de R$ 2,322 bilhões, resultando num superávit orçamentário de pouco mais de R$ 140,5 milhões.

O Município demonstrou que conseguiu cumprir os investimentos obrigatórios previstos na Constituição para as áreas da Educação e Saúde. Na Educação, o Executivo investiu cerca de R$ 400,7 milhões, correspondente a 27,58% da receita, quando o mínimo obrigatório é de 25%. Na Saúde foram investidos aproximadamente R$ 365,7 milhões, corresponde a 25,34% da receita, ante os 15% exigidos legalmente.

O relatório apontou ainda, que o Município comprometeu cerca de 43,66% de sua receita em despesas com pessoal, abaixo do limite máximo, que é de 54%. Por fim, a audiência esclareceu que o Município de Itajaí fechou 2022 com uma dívida pública consolidada de cerca de R$ 207 milhões, cerca de 9,7% da receita corrente líquida, bem abaixo dos 120% permitidos.

A audiência contou com a presença de representantes da Procuradoria Geral do Município e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz).

O relatório completo das metas fiscais do Executivo no terceiro quadrimestre de 2022 está disponível para download ao final desta matéria.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Fabricia Prado/CVI.