Usina produziu 99% da energia consumida pela Câmara de Itajaí

De janeiro a novembro, o Legislativo recebeu cerca de R$61 mil de desconto na conta de luz.

#PraTodosVerem: a foto mostra as placas fotovoltaicas instaladas no telhado da Câmara. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra as placas fotovoltaicas instaladas no telhado da Câmara. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A usina de geração de energia solar da Câmara de Vereadores de Itajaí produziu no mês de novembro de 2022 o total de 11851 kWh. Este foi o mês que o equipamento produziu mais energia no ano, suprindo 99% da energia que o Legislativo consumiu no período. Com o resultado, a conta de luz teve um desconto de cerca de R$ 7,6 mil.

Ainda sem a fatura que contabiliza os dados do mês de dezembro, a usina produziu em 2022 o equivalente a 85.251 kWh. A média de suficiência de energia de janeiro a novembro foi de 59%. O desconto na conta de luz registrado no período chegou a quase R$ 61 mil.

A Usina
A Usina de Geração de Energia Solar da Câmara de Vereadores de Itajaí foi implantada em fevereiro de 2020. Foram instaladas no total 538 placas fotovoltaicas no telhado e no estacionamento do Legislativo, que captam a luz solar. A energia elétrica de corrente contínua produzida por meio de uma reação química nas células fotovoltaicas é encaminhada ao inversor, que transforma a energia em corrente alternada - mesma utilizada pelos equipamentos elétricos no dia a dia.