Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Câmara recebe a exposição sensorial “Arte pra cego ver”

Quadros em 3D permitem apreciação por pessoas cegas e com baixa visão.

#Imagem de três painéis brancos com quadros em 3D expostos no espaço cultural da Câmara. Crédito: Rafael Monaco/CVI. #Imagem de três painéis brancos com quadros em 3D expostos no espaço cultural da Câmara. Crédito: Rafael Monaco/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebe, a partir de terça-feira (13), a exposição sensorial “Arte pra cego ver”. A mostra foi pensada especialmente para pessoas cegas e de baixa visão e as obras podem ser apreciadas com as mãos. A exposição é gratuita e ficará no Espaço Cultural Antônio Carlos Konder Reis até o dia 20 de dezembro, com visitação das 9h às 19 horas.
 
Os quadros são da artista itajaiense Karin Buba e representam lendas brasileiras das cinco regiões do país. Linhas, texturas e relevos em sete quadros em 3D permitem a interpretação das obras por meio do tato. Cada tela também conta com uma sinopse escrita em braile para contextualizar a experiência tátil.
 
Durante a produção da mostra, a equipe da artista conversou com crianças, adolescentes e adultos membros da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir), que testaram protótipos e avaliaram elementos como contorno, relevo, textura e distribuição espacial.
 
“Durante a pesquisa, encontramos vários dados interessantes sobre a deficiência visual. A experimentação realizada com adultos da Advir revelou que todos eles têm cegueira adquirida por doenças, como glaucoma, toxoplasmose e principalmente diabetes. Os participantes tinham bastante memória visual por terem enxergado por muitos anos, logo apresentaram bastante conhecimento de cores, perspectiva, paisagem e senso de estética”, revela Karin.
 
 O projeto “Arte pra cego ver” foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, com aporte da Allog.
 
Visitações de grupos devem ser pré-agendas com o Cerimonial da Casa, via formulário disponível em: www.cvi.sc.gov.br/visita-guiada/index.
 

Mais informações sobre a mostra:   Ana Clara Marques (produtora) - (47) 9 9102-6183.
 
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Rafael Monaco/CVI.

--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras