Servidores recebem capacitação sobre comportamentos inclusivos

Objetivo foi qualificar o atendimento a pessoas com deficiência.

#PraTodosVerem: A foto mostra Bianca Reimão falando atrás de uma tribuna, no Plenário da Câmara, com algumas pessoas no público olhando em direção a ela. #PraTodosVerem: A foto mostra Bianca Reimão falando atrás de uma tribuna, no Plenário da Câmara, com algumas pessoas no público olhando em direção a ela.
A Câmara de Vereadores de Itajaí, por meio da Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, realizou na noite desta segunda-feira (10), mais uma etapa do Qualifica CVI – Programa de Qualificação Funcional. A capacitação foi realizada por membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itajaí (Comadefi).

Com o tema “Comportamentos inclusivos em nosso dia a dia”, os conselheiros Bianca Reimão e Rodrigo Lima falaram aos servidores sobre como as pessoas com deficiência foram tratadas ao longo da história, aspectos legais, como abordar e auxiliar pessoas com deficiência, entre outros. Além do acesso aos espaços físicos, os conselheiros destacaram a importância de uma acessibilidade atitudinal, ou seja, um comportamento inclusivo por parte de todos. Rodrigo, que é cego, também falou de algumas experiências pessoais e de ações que podem contribuir para a inclusão.

Acessibilidade no Legislativo
A Câmara está sempre em busca de melhorar o acesso aos espaços e serviços oferecidos. Recentemente, o Legislativo readequou o Plenário à norma de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050, com a remodelação de rampas, padronização dos degraus, alteração de mobiliário e instalação de piso podotátil e placas em braile, entre outros. A Câmara conta ainda, com rampa de acesso ao primeiro andar; elevador com sinal sonoro e botões em braile; transmissão das sessões com tradução em Libras; banheiros adaptados a pessoas com deficiência e ostomizadas e campanhas publicitárias com legendas, tradução em Libras e audiodescrição.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.