[63ª Sessão Ordinária] Projeto institui Noite das Personalidades Negras de Itajaí

Prêmio Simeão será entregue para cinco homenageados no evento.

#PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão, sentados em volta de uma mesa em formato de meia lua. crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a sessão, sentados em volta de uma mesa em formato de meia lua. crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em primeira discussão, com 11 votos favoráveis o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 86/2022, de autoria do Executivo Municipal. O PLO institui no Município de Itajaí a Noite das Personalidades Negras de Itajaí – Prêmio Simeão.

A homenagem será entregue a cinco pessoas por ano, indicadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi). Os homenageados deverão ser maiores de 18 anos e ter histórico de trabalhos e dedicação relevante à comunidade negra. Para indicação dos homenageados ao prêmio deverá ser considerada a pluralidade de gênero e atuação das personalidades indicadas nas diversas áreas da sociedade, como saúde, educação, assistência social, atividades artísticas e culturais, entre outras.

De acordo com a justificativa do projeto, o Conegi optou por encerrar a realização do Evento Beleza Negra, por considerar que este premia apenas jovens mulheres negras. Desta maneira, a legislação foi refeita para criar uma premiação com novo formato, de maneira a integrar e fortalecer a valorização do negro itajaiense.

O projeto passará por uma segunda votação e, se aprovado novamente, será encaminhado para sanção do prefeito.

Vereador sugere compartilhamento de informações entre entidades e a Educação
Com 15 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 181/2022, do vereador Rafael Orthmann (PDT). O vereador questiona o Executivo se as entidades conveniadas com o Município, como Apae, Vovó Biquinha, Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir), Pássaros de Luz e Associação Amigos do Autista (AMA) dispõem de sistema integrado com a Secretaria Municipal de Educação para repasse de informações sobre crianças e adolescentes por elas atendidos. Caso não exista este sistema, questiona se a Secretaria Municipal de Tecnologia tem a possibilidade de auxiliar estas entidades, para que sejam gerados relatórios sobre os atendimentos.

Vereador faz perguntas sobre transporte coletivo
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 171/2022, de autoria do vereador Beto Cunha (PSDB). O vereador pergunta à Secretaria Municipal de Urbanismo se há previsão de implantação de linhas de ônibus que passem pelas marginais da BR-101, para atendimento dos funcionários de empresas próximas da rodovia. Beto também questiona qual a previsão de conclusão do prolongamento da Rua Agílio Cunha, para ligação à BR-101. O vereador ainda quer saber se no projeto de concessão do novo transporte coletivo, há previsão de linhas para estas localidades, considerando o grande número de empresas e funcionários.

Vereador busca informações sobre participação das famílias nas escolas municipais
Aprovado com 15 votos favoráveis o Requerimento nº166/2022, do vereador Adriano Klawa. O parlamentar questiona o Executivo se existem programas na Rede Municipal de Ensino que estimulem a participação da família no convívio escolar. Caso existam, que indique quais são, como funcionam e quantas vezes ao ano são aplicados estes programas nas escolas.

Uso da Tribuna

Guarda Municipal apresenta projeto “Minha Escola é o Bicho”
O guarda municipal Djeison de Abreu utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí nesta terça-feira (20), para apresentar o projeto Minha Escola é o Bicho, realizado pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Djeison, o projeto é uma das ações realizadas pela Guarda Municipal Ambiental. O objetivo é sensibilizar os alunos sobre os direitos, bem-estar, proteção e guarda responsável dos animais. A expectativa é de atender os alunos de 8 a 10 anos de cinco escolas até o final de ano. Além dos cuidados com animais domésticos, o programa do curso trata também da preservação de animais silvestres.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.