Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


[35ª Sessão Ordinária] Câmara de Itajaí homenageia Associação Madre Teresa

Entidade se dedica a angariar recursos para auxílio a hospital e pacientes oncológicos.

#PraTodosVerem: no centro do Plenário, de pé, estão representantes e voluntários da Associação Madre Teresa com o vereador Rubens Angioletti, proponente da homenagem. Atrás, também de pé, os demais vereadores. #PraTodosVerem: no centro do Plenário, de pé, estão representantes e voluntários da Associação Madre Teresa com o vereador Rubens Angioletti, proponente da homenagem. Atrás, também de pé, os demais vereadores.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta quinta-feira (9) a Moção nº 12/2022, de congratulação e reconhecimento à Associação Madre Teresa pelo trabalho realizado por voluntários para criar e manter a Casa de Acolhimento Madre Teresa, que atua no atendimento de pacientes oncológicos. A homenagem foi proposta pelo vereador Rubens Angioletti e aprovada por todos os parlamentares.
 
A Associação Madre Teresa foi fundada em 19 de agosto de 2013, por um grupo de empresários e voluntários. A entidade, sem fins lucrativos, apoia o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB) e seus projetos.
 
A Casa de Acolhimento Madre Teresa foi criada em janeiro de 2021 e funciona como um local de apoio para os pacientes oncológicos atendidos na unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Marieta, provenientes de outros municípios.
 
O presidente da Associação, Mauricio José Gom, agradeceu a homenagem e fez uma fala especial aos voluntários que contribuem, além de recursos financeiros, com seu tempo para acolher os pacientes que mais necessitam.  O presidente lembrou ainda, da importância dos investimentos públicos para a manutenção da estrutura do hospital, devido a sua importância para toda região, e dos projetos lá desenvolvidos.   

Requerimentos
 
Vereador pede substituição de rede de água na Murta
Com 11 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 88/2022, do vereador Dedé (União Brasil). O parlamentar questiona se o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) tem previsão para substituição da rede de água no trecho entre as ruas Zumira Leopoldina Machado e José Luiz Marcelino, na Murta. Segundo o parlamentar, acontecem constantes rompimentos da rede no local.
 
Vereador pede informações sobre atendimento a autistas na Educação
De autoria do vereador Adriano Klawa, foi aprovado o Requerimento nº 97/2022 com 13 votos favoráveis. O parlamentar questiona a Secretaria Municipal de Educação sobre atendimentos a crianças e adolescentes com Transtorno do Aspecto Autista (TEA). Entre os questionamentos estão: quantas alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino são autistas? Quantos profissionais especialistas em TEA o Município tem contratado? O número de profissionais é suficiente para o atendimento dos alunos?
 
Vereador faz perguntas sobre atendimento a autistas
Do vereador Otto L. Quintino Jr. (Republicanos) Foi aprovado, com 13 votos favoráveis, o Requerimento nº 99/2022. O parlamentar requer que o Município e a Secretaria Municipal de Educação repassem as seguintes informações: se a rede municipal possui material escolar especializado para atender alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou se os professores dispõem de outros recursos, e quais são, para atender este público; se é viável a aquisição de dispositivos eletrônicos com acesso à internet como ferramenta de apoio à inclusão e alfabetização de crianças autistas. O vereador pergunta ainda, sobre o planejamento das atividades diárias, se são levadas em conta as especificidades de cada aluno autista e se programação é representada de forma facilmente compreendida pelos alunos autistas, entre outros.
 
Vereador solicita informações sobre construções às margens da Antônio Heil
Do vereador Maurílio Moraes (PP) foi aprovado com 13 votos o Requerimento nº 101/2022, que solicita ao Município, via Secretaria Municipal de Urbanismo e Instituto Itajaí Sustentável (INIS), e ao Ministério Público de Santa Catarina as seguintes informações: referente às construções nas margens da Rodovia Antônio Heill, altura do Bairro Itaipava, como são fiscalizadas as obras no trecho; quem é responsável pela fiscalização das obras e qual o recuo permitido nas margens da Rodovia? O vereador questiona ainda, se foram analisados os impactos ambientais e se houve alguma compensação pelas construções e, ainda, quais os canais de atendimento para denúncias de possíveis irregularidades nestas construções.
 
Vereador solicita rondas policiais no Cordeiros
Do vereador Paulinho Amândio (PDT) foi aprovado, com 13 votos, o Requerimento nº102/2022. O parlamentar solicita ao Comando do 1º Batalhão da Polícia Militar de Itajaí rondas ostensivas e periódicas na localidade Jardim Esperança (Cordeiros), especialmente na Rua Sebastião Romeu Soares, próximo à Escola Básica Melvin Jones.
 
Vereador pede informações sobre projetos para a mobilidade regional
Com 15 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 103/2022, do vereador Beto Cunha (PSDB). O parlamentar solicita à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), as seguintes informações e documentos: em que fase estão os projetos de mobilidade urbana regional? Qual o valor previsto para as obras e como, e por quem, está sendo feita a captação de recursos para desenvolvê-las? Há estudos para implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) para integração do transporte regional? O vereador solicita ainda, cópias de documentos que comprovem as informações as solicitadas acima e demais informações relevantes a respeito dos projetos de mobilidade para a região.
 
Uso da Tribuna
 
Festival Literário de Itajaí é divulgado durante a sessão
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na tarde desta quinta-feira (9), para uso da tribuna, a representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, Giovana Cristina Voigt. Gika, como é conhecida, destacou as conquistas do setor da literatura, como a inclusão da categoria em editais de incentivo. Além disso, destacou a programação do 5º Festival Literário de Itajaí, que começa no dia 13 de junho.
 
O festival deve reunir escritores, editoras, produtores culturais, artistas e comunidade. O evento integra as comemorações dos 162 anos de emancipação política de Itajaí.
 
--
Imagens disponíveis na Galeria de fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras