Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Câmara e Fecam promovem seminário para discutir acessibilidade

Durante o evento, foram destacadas as melhorias realizadas no Legislativo para promover a inclusão.

#PraTodosVerem a imagem mostra o público sentado no auditório, acompanhando uma apresentação de um homem que toca teclado no plenário. Ele está sentado e ao lado está um cão guia. Atrás aparecem os integrantes da mesa de debates. Eles estão sentados atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra o público sentado no auditório, acompanhando uma apresentação de um homem que toca teclado no plenário. Ele está sentado e ao lado está um cão guia. Atrás aparecem os integrantes da mesa de debates. Eles estão sentados atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí promoveu nesta quarta-feira (8), em Parceria com a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), o 1º Seminário Municipalista de Inclusão e Acessibilidade de Itajaí. O evento, que teve apoio da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), foi realizado no Plenário do Legislativo itajaiense e reuniu especialistas e público em um dia de debates.
 
O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Marcelo Werner (PSC), foi um dos participantes do painel “Boas Práticas e Experiências Acessíveis”. Marcelo apresentou as mudanças realizadas na Câmara de Itajaí para adequação às normas técnicas que tratam de acessibilidade, como alterações na rampa de acesso ao Plenário, instalação de corrimãos, placas em braile e piso podotátil.
 
Durante o discurso, o presidente da Câmara enfatizou que os gestores públicos precisam enfrentar essa realidade e investir na acessibilidade de todos os ambientes, inclusive naqueles voltados ao entretenimento. “As pessoas com deficiência têm direito à saúde e educação, mas ainda é preciso garantir o acesso a todos os ventos culturais, por exemplo”, destacou Werner.
 
Também fizeram parte do painel de boas práticas o assessor técnico da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), David Crispim, e o consultor de acessibilidade e inclusão da Fecam, Paulo Suldovski.
 
Além do painel, o Seminário trouxe ainda as palestras “A implantação e efetivação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nos municípios”, com Michel Kleinschmidt; “Acessibilidade física e arquitetônica no meio urbano, normas técnicas e seus usos nos municípios catarinenses, com Thaís Brand; e “A importância da acessibilidade comunicacional nos municípios, com Márcia Caspary.
--
Imagens disponíveis na Galeria de fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
--

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras