[27ª Sessão Ordinária] Lions Clube Itajaí Centro recebe homenagem na Câmara

Entidade completa 69 anos de fundação nesta semana.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores sentados em volta de uma mesa em formato de meia lua no Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores sentados em volta de uma mesa em formato de meia lua no Plenário. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta quinta-feira (12) a Moção nº 9/2022, de Congratulação e Reconhecimento ao Lions Clube Itajaí Centro. A homenagem é proposta pelo vereador Marcelo Werner (PSC), tendo em vista os valiosos serviços prestados à comunidade do município.

O Lions Clube Itajaí Centro foi fundado em 15 de maio de 1953 e completa 69 anos nesta semana. Foi o primeiro criado em Santa Catarina e o quinto do Brasil. A entidade desenvolve ações para famílias necessitadas nas áreas de alimentação, saúde, educação e bem-estar.

Vereador pede informações sobre reposição da inflação aos servidores públicos
Foi aprovado com 14 votos favoráveis o requerimento verbal do vereador Adriano Klawa. Tendo em vista a divulgação do índice do IPCA dos últimos 12 meses, o parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre o a reposição da inflação dos servidores públicos de Itajaí. Entre os questionamentos estão: se a Prefeitura irá encaminhar o projeto à Câmara de Itajaí e quando irá encaminhar; se a reposição terá validade a partir de 1º de maio; e se o índice será correspondente aos últimos 36 meses.

Vereador pede informações sobre decisão que retifica limite interestadual marítimo
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 77/2022, de autoria do vereador Marcelo Werner (PSC). O parlamentar solicita informações à Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para retificar a demarcação do limite interestadual marítimo. Entre os questionamentos estão: quais reflexos a decisão traz para Itajaí e qual o percentual dos royalties de petróleo será direcionado ao Município. Além disso, o parlamentar solicita ao órgão que informe a Câmara de Itajaí sobre as novidades do processo.

Vereador faz perguntas sobre atividades escolas na Semana da Família
Com 14 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 78/2022, de autoria do vereador Beto Cunha (PSDB). O parlamentar pede ao prefeito relatório detalhado sobre as atividades desenvolvidas nas escolas municipais com relação à Semana da Família, de 18 a 22 de abril esse ano. O vereador também pergunta porque as atividades não são realizadas na semana de 21 de outubro, conforme lei municipal. Beto Cunha ainda questiona se há previsão de atividades nas escolas sobre a família na semana de 21 de outubro.

Vereador pede pavimentação de rua no Brilhante I
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 63/2022, de autoria do vereador Osmar Teixeira (SD). O parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí se existe estudo para pavimentar a Rua Serafim Gamba, no Brilhante I. Segundo Osmar, a colocação de barro que a Prefeitura tem colocado na via prejudica os moradores em dias de chuva, pois os carros não conseguem passar por causa da lama.

Vereadora pede escola na localidade Nilo Bittencourt
De autoria da vereadora Fabi Henrique (Progressistas), foi aprovado o Requerimento nº 79/2022 com 14 votos favoráveis. A parlamentar questiona a Secretaria de Educação de Itajaí se existe estudo para construir uma escola de ensino fundamental na localidade Nilo Bittencourt, no São Vicente.

Vereadora pede informações sobre afastamentos de profissionais da saúde
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 80/2022 de autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB). A parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre afastamento dos profissionais da saúde desde o início da pandemia. Entre os questionamentos estão: quantos servidores foram afastados de suas funções ou fizeram trabalho remoto; se esses profissionais foram substituídos e de que forma; e se os profissionais efetivos e contratados pelo Município tiveram a carga horária ampliada e se realizaram horas extras.

Uso da Tribuna

Conselho da Comunidade Negra fala sobre a Sociedade Sebastião Lucas
A vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), Salete Aparecida dos Santos, usou a tribuna da Câmara de Itajaí para falar sobre a Sociedade Cultural Beneficente Sebastião Lucas, que completa 70 anos de fundação no dia 22 de maio.

Além de contar a história de fundação do espaço, que representa a luta e a resistência dos negros em Itajaí, Salete também divulgou a 1ª Virada Afro-Cultural. O evento será realizado em 21 de maio, das 9h30 às 21h30, na Rua Getúlio Vargas, ao lado da Sociedade.

Durante as 12 horas do evento, serão realizadas diversas apresentações de dança, hip hop, maracatu, capoeira e samba.

Imagens disponíveis na Galeria de fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.