Câmara capacita servidores para diminuir impressões

Sistema vai permitir criação, assinatura e movimentação de documentos totalmente on-line.

#PraTodosVerem a imagem mostra servidores sentados no auditório do plenário. Em frente,  na parte mais alta do plenário, um servidor fala aos demais. Ao fundo estão dois telões em que são projetadas apresentações de slides. Foto: Davi Spuldaro / CVI
#PraTodosVerem a imagem mostra servidores sentados no auditório do plenário. Em frente, na parte mais alta do plenário, um servidor fala aos demais. Ao fundo estão dois telões em que são projetadas apresentações de slides. Foto: Davi Spuldaro / CVI
Acontece nesta semana, na Câmara de Vereadores de Itajaí, uma capacitação para todos os servidores efetivos e comissionados para utilização do Sistema Integrado de Processo Eletrônico (Sipe). O software foi criado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e cedido gratuitamente por meio de um convênio com o Município de Itajaí. O Sipe permitirá que todos os processos e comunicações internas sejam realizados por meio eletrônico, com comprovação de autoria, assinatura digital e integridade dos dados públicos.

Nos últimos 12 meses, todos os setores da Câmara juntos fizeram 392 mil impressões. Com a implementação do sistema, a ideia é diminuir expressivamente este número.

Após a capacitação no uso do Sipe, os servidores terão um mês para se adaptar ao sistema. No segundo mês, os documentos destinados ao RH, Almoxarifado e Controle Interno serão enviados obrigatoriamente pela nova ferramenta. Já no terceiro mês, todas as comunicações serão exclusivamente feitas pelo sistema integrado.

A redução do uso de papel é um dos objetivos do Plano de Gestão Ambiental da Câmara de Vereadores de Itajaí. Além disso, desde 2018, a instituição utiliza papel A4 produzido a partir do bagaço de cana de açúcar, que causa um menor impacto ambiental na produção em relação aos papéis convencionais.