Câmara realiza reunião para acompanhar estudos da InovAmfri

No encontro foram apresentados projetos como o túnel entre Itajaí e Navegantes.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores e representantes de demais instituições reunidos em torno de uma mesa retangular. Ao fundo aparece um televisor ligado e na tela aparece uma apresentação de slides. Fotos: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores e representantes de demais instituições reunidos em torno de uma mesa retangular. Ao fundo aparece um televisor ligado e na tela aparece uma apresentação de slides. Fotos: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta quarta-feira (23) a primeira reunião da Comissão Mista para Análise e Acompanhamento dos Estudos do Projeto Regional InovAmfri. O projeto integra, em seus eixos de atuação, o planejamento do desenvolvimento econômico e social da região para os próximos anos, a qualificação da gestão pública municipal e a mobilidade urbana regional.

A Comissão, oficializada pelo Ato da Mesa Diretora nº 1/2022, contará com a presença do vereador Odivan Linhares Mamão (PSB), representante da Mesa Diretora; vereador Fábio Negão (PL), pela bancada de situação na Câmara; e Rubens Angioletti (Podemos), represente da bancada de oposição.

Além dos vereadores, integrarão a Comissão representantes dos seguintes órgãos públicos e entidades: Executivo Municipal, Porto de Itajaí, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Sebrae, Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Associação Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Itajaí, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Observatório Social de Itajaí.

O InovAmfri está trabalhando em três grandes projetos voltados para a mobilidade urbana, que objetivam tornar a Amfri uma referência mundial de qualidade: o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR); o Túnel Submerso entre Itajaí e Navegantes; e o Parque Linear da Orla de Balneário Camboriú. No total, serão investidos cerca de US$ 360 milhões, sendo US$ 240 milhões em recursos da iniciativa privada e US$ 120 milhões de investimento público, que se subdividem em US$ 90 milhões via financiamento com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e US$ 30 milhões por recurso próprio dos municípios. O primeiro projeto a sair do papel deve ser o Sistema de Transporte Coletivo Regional, previsto para começar a operar a partir de 2024.
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.