CPI das Máscaras escuta três testemunhas

Depoentes falaram sobre compra de 10 milhões de unidades.

#PraTodosVerem: imagem do Plenário da Câmara, com os vereadores membros da CPI sentados na bancada em formato de semicírculo. Ao fundo aparecem bandeiras de Itajaí, Brasil, Santa Catarina e da Câmara. À frente da bancada, uma mesa com duas cadeiras, onde estão sentados uma depoente e seu advogado. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem: imagem do Plenário da Câmara, com os vereadores membros da CPI sentados na bancada em formato de semicírculo. Ao fundo aparecem bandeiras de Itajaí, Brasil, Santa Catarina e da Câmara. À frente da bancada, uma mesa com duas cadeiras, onde estão sentados uma depoente e seu advogado. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na tarde desta sexta-feira (24), a reunião extraordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nº 1/2021, que investiga a aquisição de máscaras descartáveis pela Prefeitura de Itajaí. No encontro foi realizada a oitiva de três pessoas na condição de testemunhas.

O assunto em pauta foi uma compra realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em abril deste ano (Dispensa de Licitação 30/2021/FMS), de R$ 12 milhões, por um lote de 10 milhões de máscaras, destas, 6,5 milhões seriam destinadas à Secretaria Municipal de Educação, para utilização de alunos, servidores e demais colaboradores da Rede.

A primeira a responder aos questionamentos dos membros da CPI foi a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso. A secretária relatou que o papel da Educação nesta compra foi estabelecer a quantidade máscaras necessárias para atender a Rede. A testemunha seguinte foi Bento Jesus dos Santos, ex-servidor da Secretaria Municipal de Educação, que trabalhou como fiscal do contrato referente a essa compra, e prestou esclarecimentos sobre a conferência dos materiais recebidos. A última testemunha a ser ouvida foi Hanameel Varela Brito, servidor efetivo da Saúde, que também atuou na fiscalização do contrato.

Requerimentos aprovados
Durante a reunião extraordinária foram aprovados os seguintes requerimentos verbais:

Solicitação da Ata da reunião referente Resolução 004/2021 do Conselho Municipal de Educação de Itajaí, do vereador Osmar Teixeira (SD);

Protocolo e comprovantes de entrega que a Secretária Municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso, citou na CPI como comprovante oficial da distribuição das máscaras nas unidades de ensino, também do vereador Osmar Teixeira (SD);

Requerimento para realização de uma reunião extraordinária da CPI para a próxima sexta-feira (1), para realização de oitivas das seguintes testemunhas: Rogério Camargo, da Secretaria Municipal de Governo e Dulcineia Michels, diretora Executiva da Secretaria Municipal de Saúde.

Na 4ª reunião ordinária da CPI, que já estava agendada para segunda-feira (27), serão ouvidos na condição de testemunhas os servidores Adrieli da Rosa Correa e Luiz Fernando Sanni.

A Comissão Parlamentar de Inquérito é formada pelos vereadores Bruno da Saúde (MDB) – presidente, Christiane Stuart (PSC) – relatora, Hilda Deola (PDT) – secretária, e os membros Anna Carolina (PSDB) e Osmar Teixeira (SD).

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.