Comissão vai avaliar a criação da Escola do Legislativo em Itajaí

Escola deverá trabalhar na formação e aprimoramento do parlamento e da comunidade para a prática política e da cidadania.

#PraTodosVerem: imagem ilustrativa da parte reservada à plateia no Plenário da Câmara. Em primeiro plano, sentados, os servidores da Casa assistem à aula do curso de LIBRAS, realizado em abril de 2021. A frente dos alunos, de pé, está o professor, um homem na faixa dos 30 anos, branco, careca, que veste camiseta preta e utiliza máscara de proteção preta. Ao fundo, num patamar elevado semelhante a um palco, está a bancada em formato de semicírculo onde ficam os vereadores (neste momento vazia); na prede ao fundo, um telão do lado direito da imagem (neste momento desligado); no centro e no alto há o brasão da Câmara com os dizeres "Câmara de Vereadores de Itajaí" em metal, na cor prata; do lado esquerdo, no chão, estão posicionadas as bandeiras de Itajaí, do Brasil, do Estado de Santa Catarina e do município de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem ilustrativa da parte reservada à plateia no Plenário da Câmara. Em primeiro plano, sentados, os servidores da Casa assistem à aula do curso de LIBRAS, realizado em abril de 2021. A frente dos alunos, de pé, está o professor, um homem na faixa dos 30 anos, branco, careca, que veste camiseta preta e utiliza máscara de proteção preta. Ao fundo, num patamar elevado semelhante a um palco, está a bancada em formato de semicírculo onde ficam os vereadores (neste momento vazia); na prede ao fundo, um telão do lado direito da imagem (neste momento desligado); no centro e no alto há o brasão da Câmara com os dizeres "Câmara de Vereadores de Itajaí" em metal, na cor prata; do lado esquerdo, no chão, estão posicionadas as bandeiras de Itajaí, do Brasil, do Estado de Santa Catarina e do município de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí instituiu nessa semana, por meio do Ato da Mesa Diretora nº18/2021, a Comissão Técnica de Estudos para a Implantação da Escola do Legislativo.  O grupo formado por servidores da Casa irá reunir informações para atestar a viabilidade da criação da Escola, que deverá entrar em atividade no próximo ano.

Após os estudos, que deverão ser concluídos em até 90 dias, se a escola se mostrar viável, a Comissão deverá propor à Mesa Diretora da Casa a minuta do projeto de resolução e regimento interno para sua implantação. A Escola do Legislativo deverá trabalhar em cursos, seminários, palestras e outros eventos, com foco na formação para a política e cidadania, com servidores, vereadores e comunidade.

A Comissão é formada pelo Procurador-Geral da Câmara, Fernando Pegorini e pelos servidores efetivos Willian Meurer, procurador responsável pelo Controle Interno do Legislativo, e os analistas de comunicação social Felipe da Costa e Fabricia Prado. O trabalho dos servidores junto à Comissão não acarretará em custos adicionais para a Câmara.