[45ª Sessão Ordinária] Câmara de Itajaí entrega três moções

Diretora do Hospital Marieta, Embaixada Fla-Itajaí e Associação Lar da Criança Feliz foram homenageadas.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Diretora-geral do Hospital Marieta recebe homenagem na Câmara de Itajaí
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou e entregou a Moção nº 11/2021, de Congratulação e Reconhecimento à irmã Mércia da Glória Tiago Lemos, diretora-geral do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. A homenagem é pelos valiosos serviços prestados à saúde de Itajaí e demais municípios da região da AMFRI. A moção é de autoria da vereadora Christiane Stuart (PSC) e teve aprovação de todos os parlamentares.

Irmã Mércia nasceu em 26 de fevereiro de 1967, em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Entrou para a Congregação das Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada próximo de completar 19 anos. É formada em Enfermagem, com pós-graduação em Gestão e Auditoria Hospitalar, Administração Hospitalar e Meio Ambiente. Atuou em diversos hospital da Congregação e em abril de 2015 mudou-se para Itajaí, para exercer o cargo de diretora-geral do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

Embaixada Fla-Itajaí recebe moção de congratulação e reconhecimento
De autoria do vereador Otto L. Quintino Jr. (Republicanos), foi aprovada por unanimidade, a Moção nº 13/2021, de Congratulação e Reconhecimento à Embaixada Fla-Itajaí, pelos relevantes serviços sociais prestados ao município. A moção foi aprovada por todos os vereadores.

A Embaixada Fla-Itajaí foi fundada por Valdecir de Moura, conhecido como Tato Moura, e possui 120 associados. Em 2012, recebeu do Clube de Regatas do Flamengo o título de Embaixada Rubro-negra. Entre as ações realizadas pela instituição estão arrecadação de cobertores e brinquedos, rifa para arrecadação de recursos para o Parque Dom Bosco e Natal Solidário e Páscoa Solidária.

Associação Lar da Criança Feliz recebe moção na Câmara de Itajaí
Com o voto favorável de todos os vereadores, a Câmara de Itajaí aprovou a Moção nº 15/2021, de Congratulação e Reconhecimento à Associação Lar da Criança Feliz, pelos serviços prestados na proteção da criança e do adolescente. A homenagem é de autoria do vereador Adriano Klawa (PSL).

Fundada em 1º de fevereiro de 1989, a Associação Lar da Criança Feliz atende crianças de até 12 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. A instituição recebe crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pelo juizado da Infância de Itajaí e proporciona condições dignas de moradia, alimentação, educação, vestuário, além de atendimento na área odontológica, médica, psicológica e social.

Vereador faz pergunta sobre a armazenagem de medicamentos
Com 14 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 151/2021, de autoria do vereador Fábio Negão (PL). O parlamentar faz questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde. Entre as perguntas estão: em que local é realizada a armazenagem de medicamentos no Setor de Administração de Materiais (SAM)? Os profissionais que realizam o trabalho de armazenamento e movimentação das medicações são funcionários concursados ou contratados? Qual a qualificação técnica destes profissionais? Como é realizado o controle de validade dos medicamentos? Existe a devolução de medicamentos pelas unidades de saúde? Quais os motivos das devoluções? Qual a destinação dos medicamentos devolvidos?

Vereador quer informações sobre apoio psicológico aos profissionais de saúde
O vereador Otto L. Quintino Jr. (Republicanos) é o autor do Requerimento nº 152/2021, aprovado com 14 votos favoráveis. O parlamentar solicita que o prefeito e a Secretaria Municipal de Saúde respondam aos seguintes questionamentos: existe programa ou iniciativa de acompanhamento e suporte psicológico para profissionais de saúde na rede municipal? Existem dados sobre aumento no número de atendimentos em saúde mental entre profissionais de saúde durante a pandemia do Covid-19? Foi elaborada campanha específica de prevenção em saúde mental para profissionais da saúde? Há divulgação de serviços de atendimento em saúde mental para profissionais de saúde?

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.