[41ª Sessão Ordinária] Câmara aprova cinco requerimentos

Confira os destaques da sessão.

#PraTodosVerem: imagem lateral do Plenário da Câmara, com as vereadoras e vereadores de pé, durante a execução do hino nacional, no início da 41ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem lateral do Plenário da Câmara, com as vereadoras e vereadores de pé, durante a execução do hino nacional, no início da 41ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Vereadora pede informações sobre a Praça CEU - Estação de Cidadania e Cultura
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 142/2021, de autoria da vereadora Hilda Deola (PDT). A vereadora solicita que o Executivo, por meio das Pastas competentes, informe quanto a Prefeitura recebeu do Governo Federal para dar início às obras da Praça CEU - Estação de Cidadania e Cultura; quando a obra foi iniciada, por que ficou paralisada e qual a previsão de inauguração. Questiona ainda, qual foi o investimento do Município na obra e quem ficará responsável pelo espaço, entre outros.

Vereador requer exame de ecocardiograma na rede pública de saúde
Do vereador Marcelo Werner (PSC), foi aprovado com 13 votos favoráveis o Requerimento nº 143/2021, que solicita ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, ao deputado Estadual Jair Miotto e ao Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que sejam efetuados estudos para elaboração de lei tornando obrigatória a realização de exame de ecocardiograma fetal na rede pública de saúde do Estado de Santa Catarina.

Vereador pede informações sobre os CRAS
Com 12 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 144/2021, do vereador Beto Cunha (PSDB). O parlamentar solicita uma série de informações do Executivo, via Secretaria Municipal de Assistência Social, entre as quais: quantos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) existem em Itajaí? Quantas pessoas e famílias estão cadastradas nas unidades? De que forma são atendidos os moradores dos bairros Santa Regina, Espinheiros, Salseiros, Cordeiros, Murta e adjacências, que não possuem unidades do CRAS? Há projetos para implantação de CRAS nesses bairros? É possível descentralizar o atendimento para outros órgãos públicos enquanto essas localidades não contarem com uma unidade?

Vereadora faz questionamentos sobre máscaras utilizadas na pandemia
De autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB), foi aprovado com 12 votos favoráveis e um voto contrário, o Requerimento nº 145/2021. A parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre as máscaras utilizadas pelos profissionais da saúde durante a pandemia. Entre os questionamentos estão: qual o valor recebido do Governo Federal e Estadual de março de 2020 até o momento para o combate à pandemia; se o município comprou máscaras com recursos próprios; se o município recebeu doação de máscaras; onde foram armazenadas as máscaras adquiridas; como são distribuídas as máscaras aos órgãos públicos; e qual a média de consumo mensal de máscaras nas unidades de saúde.

Vereadora sugere programa para castração móvel de animais
De autoria da vereadora Chris Stuart (PSC), foi aprovado Requerimento nº 137/2021, com 16 votos favoráveis. A parlamentar questiona se o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) planeja realizar castração de animais, por meio de uma unidade móvel, assim como foi realizada na Semana do Bem-Estar Animal em 2020. Além disso, a parlamentar solicita que o serviço seja oferecido durante todo o ano e que também seja realizada vacinação de animais nos bairros.

Uso da Tribuna

Livro Memórias Rurais é apresentado na Câmara
Durante a sessão dessa quinta-feira (1), César Reinhardt, secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana, e o Padre Élcio Alberton, fizeram uso da tribuna da Câmara para falar do projeto e lançamento do livro Memórias Rurais.

O livro reúne entrevistas com produtores rurais da cidade. De acordo com o Padre Élcio, o livro traz a história dos nossos colonos, vindos de outras cidades do Estado para trabalhar em Itajaí, a partir da primeira metade do século XX, trazendo cultura e muita sabedoria.

Reinhardt, destacou que esse trabalho iniciou em 2017, com a professora Ana Carolina Vinholli, e faz parte das ações voltadas para a valorização, memória e cultura da região rural. “Uma das nossas missões é dar visibilidade as pessoas dessa região, que muitas vezes se sentem pouco valorizadas, mas são de extrema importância para o desenvolvimento da cidade”, finalizou o secretário.

Moção

Rotary Club Itajaí Norte recebe moção na Câmara pelos 30 anos
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou e entregou a Moção nº 9/2021, de congratulações ao Rotary Club Itajaí Norte pela passagem dos 30 anos de serviços prestados à comunidade itajaiense. A homenagem foi proposta pelo vereador Osmar Teixeira (Solidariedade) e aprovada por todos os vereadores.

O Rotary Clube Itajaí Norte foi fundado em 21 de junho de 1991. Durante esses anos, realizou inúmeros projetos sociais, como campanhas do agasalho e de alimentação e pedágios solidários. Nos últimos dois anos, toda a arrecadação realizada pelo Clube foi repassada à Associação Madre Tereza, que destina recursos para manutenção e ampliação das alas do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.