[38ª Sessão Ordinária] Seis requerimentos são aprovados

Representante da AMA fala sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista.

#PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores no Plenário durante a sessão. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Vereador questiona uso e incentivo a fontes de energia alternativas
Com 12 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 132/2021, do vereador Paulinho Amândio (PDT). O vereador questiona o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e a Prefeitura de Itajaí se existem projetos de criação e utilização de energias sustentáveis, como a implementação de placas fotovoltaicas, bem como a utilização de sistemas eólicos para a geração de energia em órgãos públicos. Questiona ainda, se há incentivo à utilização destes para a população de baixa renda.

Vereador busca informações sobre abastecimento de veículos pelo Município
Aprovado com 15 votos favoráveis, o Requerimento nº 131/2021, do vereador Maurílio Moraes (Progressistas). Maurílio questiona o Município e demais órgãos municipais sobre o abastecimento de veículos custeados pelo Executivo, por meio do contrato nº 93/2016 e termos aditivos: quais os postos de combustíveis credenciados no Município e no Estado de Santa Catarina; quais as placas de veículos autorizadas para abastecimento por meio desse contrato e quem são as pessoas autorizadas a abastecer. O vereador pede ainda, relatórios detalhados com o valor do abastecimento, placa do veículo, quilometragem, nome do condutor, tipo de combustível, data/hora e local do abastecimento, média de quilômetros por litro de cada veículo, de janeiro de 2020 até o momento.

Vereador requer informações sobre o Estratégia Saúde da Família
Do vereador Otto L. Quintino Jr. (Republicanos), foi aprovado com 15 votos o Requerimento nº 133/2021. Otto solicita que a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde informem: quantas são as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e em quais localidades estão situadas? Quantos profissionais de saúde compõe cada equipe e qual é o efetivo mínimo para cada uma? Como as equipes estão divididas e quantas pessoas cada uma atende? Qual a capacidade máxima de atendimento por mês por equipe? A demanda é contemplada pelo número disponível na unidade? Em que horário as equipes ESF trabalham e qual é o procedimento adotado quando um desses profissionais precisa se ausentar do trabalho?

Vereador pede expansão da rede elétrica na Paciência
Com 16 votos, foi aprovado o Requerimento nº 134/2021, do vereador Vanderley Dalmolin (MDB). O vereador requer que a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) realize, com urgência, a expansão da rede elétrica na Rua Maria Lucília Adami, na localidade da Paciência.

Vereador faz questionamentos sobre regularização fundiária na cidade
Com 16 votos, foi aprovado o Requerimento nº 135/2021, do vereador Beto Cunha (PSDB). O parlamentar faz diversos questionamentos à Prefeitura de Itajaí, entre eles: quais áreas estão em processo de regularização fundiária com participação do Município; quais áreas com mais de dez proprietários pendentes de regularização fundiária com processos não iniciados; se também estão sendo regularizadas áreas públicas; e se existe serviço de apoio para a regularização de propriedade e construção de imóveis isolados e sem documentação.

Vereador faz questionamentos sobre estacionamento rotativo
De autoria do vereador Osmar Teixeira (Solidariedade), foi aprovado o Requerimento nº 97/2021 com 16 votos favoráveis. O parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre a realização de licitação para concessão de estacionamento rotativo. Entre os questionamentos estão: se há previsão para abertura de edital; se está prevista a existência de vagas para motoristas de aplicativo; e se existe intenção na municipalização do estacionamento rotativo, tendo em vista que na cidade de Criciúma a municipalização se mostrou mais viável e rentável à Prefeitura do que a concessão.

Uso da Tribuna

Representante da AMA fala sobre Dia Mundial do Orgulho Autista
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na sessão desta terça-feira (22) a representante da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Itajaí), Bruna Aze Ribeiro Filho. A voluntária e mãe de autista falou sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorada em 18 de junho.

Segundo Bruna, a intenção da data não é romantizar o Transtorno do Espectro Autista, já que existem muitos desafios como falta de políticas públicas, mas para que o autista reconheça suas habilidades de identifique seu papel na sociedade.

Ao final, Bruna convidou a todos para conhecer o trabalho da AMA, que surgiu em 2017, atualmente conta com mais de 500 famílias cadastradas. A entidade está localizada na Rua Guilherme Albani, 395, no Bairro Dom Bosco.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.