Audiência Pública debate construções que geram sombreamento nas praias

Discussão sobre projeto de lei que proíbe essas edificações contou com representantes de diferentes áreas.

#PraTodosVerem: imagem atrás da bancada do Plenário, com a vereadora Anna Carolina em primeiro plano e componentes da mesa sentados a seu lado. No fundo, a plateia com os público sentado com distanciamento social e uso de máscaras de proteção. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem atrás da bancada do Plenário, com a vereadora Anna Carolina em primeiro plano e componentes da mesa sentados a seu lado. No fundo, a plateia com os público sentado com distanciamento social e uso de máscaras de proteção. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nessa segunda-feira (21), a audiência pública para discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 78/2021, da vereadora Anna Carolina (PSDB), que proíbe construções que possam projetar sombras sobre as praias de Itajaí.

Participaram da mesa de debates o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação e representante do Conselho de Gestão e Desenvolvimento Territorial, Rodrigo Lamim; Felipe Lima, representando o Instituto Itajaí Sustentável (INIS); Marcel di Ruzza, do Comitê Gestor do Projeto Orla; Profª Dr.ª Rosemeri Ferrari, representando a Univali; Liara Rotta Padilha, representando o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o procurador da República Marcelo Godoy, representando o Ministério Público Federal.

O secretário Lamim falou da importância de se discutir o sombreamento das praias, mas levando-se em conta fatores como o desenvolvimento da cidade e aspectos sociais, entre outros.  Já a Profª Dr.ª Rosemeri Ferrari destacou a importância do sol para a preservação dos ecossistemas, proteção de encostas e também para a saúde da população. Os convidados responderam uma série de questionamentos do público presente.

A vereadora Anna Carolina encerrou a audiência afirmando que as informações do debate, assim como os estudos apresentados pela Univali e os materiais do Projeto Orla, serão encaminhados ao Executivo e outros órgãos competentes municipais e estaduais, ao Ministério Público Federal, à Comissão de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente da Câmara e demais comissões pertinentes.

Anna destacou ainda, o abaixo-assinado com mais de dez mil assinaturas colhidas pela Associação Comunitária de Moradores da Praia Brava, via movimento Salve Brava, e entregue durante a audiência, que serão anexadas ao projeto de lei proposto. “As assinaturas reforçam que o pedido de não sombreamento das praias é de origem popular, finalizou. ”

A audiência pública ficará disponível no canal youtube.com/CamaraItajai.

As imagens estão disponíveis na Galeria de Fotos.
Créditos: Davi Spuldaro/CVI.