Nota de pesar: Casildo Maldaner

Ex-governador faleceu aos 79 anos, vítima de câncer.

PraTodosVerem: imagem do senador Casildo Maldaner, sorridente, falando ao microfone, durante sessão do Senado. Créditos: Moreira Mariz/Agência Senado. PraTodosVerem: imagem do senador Casildo Maldaner, sorridente, falando ao microfone, durante sessão do Senado. Créditos: Moreira Mariz/Agência Senado.
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu com pesar a notícia do falecimento do ex-governador de Santa Catarina, Casildo Maldaner (MDB), na segunda-feira (17), aos 79 anos, vítima de câncer. O Legislativo itajaiense se solidariza com a família, amigos e correligionários.

Casildo Maldaner iniciou sua carreira política na UDN, em 1960, mas foi no MDB, partido no qual ingressou em 1966, que desenvolveu sua longa e vitoriosa trajetória. Maldaner se elegeu vereador na cidade de Modelo (1962), oeste de Santa Catarina. Nos anos de 1974 e 1978 foi eleito deputado estadual e em 1982 deputado federal. Foi vice-governador do Estado, sendo eleito em 1986 ao lado de Pedro Ivo Campos, que faleceu em janeiro de 1990, deixando Maldaner como chefe do Executivo Estadual, cargo que exerceu até 1991. Já em 1994, foi eleito senador, tendo exercido o mandato de 1995 a 2003. Na eleição de 2006 conquistou uma vaga de suplente para o Senado Federal, voltando ao Congresso no ano de 2011. Despediu-se da vida pública em 2014,  após mais de 50 anos de carreira.

Em respeito ao luto oficial decretado pelo Governo do Estado, a Câmara seguirá com bandeiras a meio mastro pelos próximos sete dias.