[21ª Sessão Ordinária] Câmara aprova quatro requerimentos

Prorrogação da municipalização do Porto de Itajaí também esteve em pauta na sessão.

#PraTodosVerem: imagem do plenário da Câmara com os vereadores sentados na bancada. De pé, no púlpito que fica entre os vereadores, de pé, está o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Atrás do superintendente, do lado direito, estão as bandeiras de Itajaí, do Brasil, Santa Catarina e do Legislativo Municipal. Do lado esquerdo, mais acima, um telão instalado na parede com a apresentação que foi explanada pelo superintendente. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: imagem do plenário da Câmara com os vereadores sentados na bancada. De pé, no púlpito que fica entre os vereadores, de pé, está o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga. Atrás do superintendente, do lado direito, estão as bandeiras de Itajaí, do Brasil, Santa Catarina e do Legislativo Municipal. Do lado esquerdo, mais acima, um telão instalado na parede com a apresentação que foi explanada pelo superintendente. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Vereador pede modificações viárias no Cordeiros
Com 14 votos, foi aprovado o Requerimento nº 70/2021, do vereador Beto Cunha (PSDB). O vereador solicita ao prefeito, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e à Coordenadoria de Transito (Codetran) as seguintes informações: há estudos para alteração na Avenida Dr. Reinaldo Schmithausen e vias secundárias, no entorno do Supermercado Schmitt, possibilitando melhor acesso ao estabelecimento? Recentemente, a comunidade fez um abaixo-assinado solicitando as alterações viárias, houve resposta ou estudos para as modificações? Considerando a importância econômica do estabelecimento, como a geração de empregos, qual o caminho para execução das alterações pleiteadas?

Vereador questiona existência de programa de cursos técnicos no contraturno
Com 12 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 39/2021, de autoria do vereador Fábio Negão (PL). O parlamentar solicita informações à Prefeitura de Itajaí, à Secretaria de Estado de Educação, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) sobre a existência de programa de parceria para cursos técnicos de contraturno para alunos da rede municipal e estadual de ensino e para o Case.

Vereador pede informações sobre quantidade de profissionais de saúde vacinados
O Requerimento nº 43/2021, de autoria do vereador Bruno da Saúde (MDB), foi aprovado com 14 votos favoráveis. O parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre a quantidade de profissionais de saúde vacinados contra a Covid-19. Entre os questionamentos estão o local de trabalho dos profissionais e quantos acadêmicos que também estão na linha de frente já foram vacinados.

Vereadora pede informações sobre realização de biópsias
De autoria da vereadora Hilda Deola (PDT), o Requerimento nº 75/2021 foi aprovado com 14 votos favoráveis. A parlamentar questiona a Secretaria de Saúde de Itajaí e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) sobre a realização de biópsias no município. Entre os questionamentos estão: qual o tempo médio para realização de biópsia para pessoas com suspeita de câncer na rede municipal de saúde; quantos médicos realizam os procedimentos; se o aparelho utilizado para o exame no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem) já foi consertado e qual o prazo para o início do tratamento de quimioterapia após o diagnóstico.

USO DA TRIBUNA

Superintendente fala sobre renovação da municipalização do Porto
Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, fez uso da tribuna da Câmara para falar sobre a renovação da municipalização do Porto e sobre o modelo jurídico que será adotado para as próximas décadas. Fábio apresentou o plano de ação Itajaí – A Cidade do Porto 2048, que tem entre os objetivos a busca pela celebração do 1º termo do aditivo ao convênio de delegação atual por 25 anos, para que a municipalização vigore até 2048 (pois o convênio atual estará vigente até 1º de janeiro de 2023).

Veiga destacou a importância do Porto na arrecadação e desenvolvimento econômico da cidade e que a renovação da municipalização não vai interferir nos estudos de desestatização do Porto em andamento, mas permitirá a continuidade das atividades sem prejuízos ao município e sua população. O superintendente buscou adesão dos vereadores para uma moção de apoio à prorrogação da municipalização e apelou para que a comunidade itajaiense também assine a manifestação de apoio popular que está sendo organizada pelo Porto.

O presidente da Câmara, Marcelo Werner (PSC) e comprometeu a em levar a moção de apoio adiante. Paralelo a este plano, a Câmara conta atualmente com a Comissão Parlamentar Mista (CPM) de acompanhamento aos estudos do programa de desestatização do Porto de Itajaí. A CPM é presidida pelo vereador Beto Cunha (PSDB), com a vice-presidência do vereador Odivan Linhares Mamão (PSB), e conta com integrantes de entidades como OAB, Univali, Superintendência do Porto, Prefeitura, CDL, ACII, Observatório Social, Intersindical Laboral, Intersindical Patronal e OGMO Itajaí. A próxima reunião da Comissão está agendada para a manhã dessa sexta-feira.

As imagens estão disponíveis na Galeria de Fotos.
Créditos: Davi Spuldaro/CVI.