[19ª Sessão Ordinária] Aprovados quatro requerimentos

Confira os destaques da sessão.

#PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores sentados no plenário, em uma bancada em formato de meia lua, durante a sessão ordinária. Ao fundo, no centro, o brasão do Legisaltivo com os dizeres "Câmara de Vereadores de Itajaí". Há ainda dois telões que trasnmitem a sessão, posicionados do lado esquerdo e direito do brasão. Foto: Davi Spuldaro / CVI. #PraTodosVerem: a imagem mostra os vereadores sentados no plenário, em uma bancada em formato de meia lua, durante a sessão ordinária. Ao fundo, no centro, o brasão do Legisaltivo com os dizeres "Câmara de Vereadores de Itajaí". Há ainda dois telões que trasnmitem a sessão, posicionados do lado esquerdo e direito do brasão. Foto: Davi Spuldaro / CVI.
Vereador pede fim de cobrança de passageiros no ferry boat
Do vereador Adriano Klawa (PSL), foi aprovado com 15 votos o Requerimento nº 61/2021. O vereador solicita ao Governo de Santa Catarina e ao Departamento de Transportes e Terminais (Deter) o fim da cobrança ao carona de motocicletas e bicicletas na balsa que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes, revogando a Instrução Normativa nº 009/91, que trata do tema.

Vereador faz questionamentos sobre arena multiuso no Parque do Agricultor
Do vereador Mamão (PSB) foi aprovado o Requerimento nº 45/2021, com 16 votos favoráveis. O vereador questiona o prefeito e a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, referente à construção de uma arena multiuso no Parque do Agricultor Gilmar Graf: quando foi assinado o contrato para execução da obra e quando foi iniciada? Qual empresa venceu a licitação para execução da obra, qual o valor integral do contrato e quanto já foi pago à empresa? Em que fase está e qual o motivo da paralisação da obra? Há quanto tempo está paralisada? Qual o prazo previsto para a conclusão da obra e como está sendo realizada a fiscalização? Por fim, Mamão solicita cópia do contrato entre a empresa vencedora da licitação e a Prefeitura para a execução do projeto.

Vereador pede mutirão de vasectomia e laqueadura
O vereador Fábio Negão (PL) é autor do Requerimento nº 32/2021, aprovado com 16 votos favoráveis. O parlamentar questiona a Secretaria de Saúde de Itajaí se no Programa de Planejamento Familiar Municipal conta com cirurgias de vasectomia e laqueadura. Em caso positivo, o vereador questiona se é possível fazer um mutirão para atender as pessoas que já demonstraram interesse e o prazo para realização.

Vereador faz questionamento sobre atendimento de ginecologia em Itajaí
De autoria do vereador Bruno da Saúde (MDB), foi aprovado o Requerimento nº 51/2021, com 13 votos favoráveis. O parlamentar faz questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre os atendimentos de ginecologia. Entre os questionamentos estão: qual o número de ginecologistas por Unidade Básica de Saúde (UBS); quantos dias na semana estes profissionais atendem; se todas as UBS possuem o serviço; e se existe fila para atendimento.

Uso da Tribuna

Presidente da ACII busca apoio ao projeto Itajaí Mais Segura
O presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Mário Cesar dos Santos, fez uso da tribuna para apresentar o projeto Itajaí Mais Segura. O presidente explica que entidades empresariais e de classe foram procuradas pelas forças de Segurança Pública da cidade para integrar o projeto.

O Itajaí Mais Segura consiste na instalação de câmeras de monitoramento por empresas e compartilhamento de imagens com as forças de segurança, futuramente integrando as imagens com o banco de dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública de Santa Catarina (SESP/SC) e Ministério da Justiça. As câmeras a serem instaladas fazem a leitura da placa de veículos e permitem o monitoramento em tempo real.

Mário Cesar dos Santos declarou que é importante o apoio da Câmara de Vereadores, da população e de empresas da cidade que possam participar do projeto. O presidente da ACII explicou ainda, que a entidade está visitando empresas que possam custear e instalar as câmeras em seus empreendimentos.

Participam do projeto: Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Observatório Social, Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Itajaí, Sindicato das Indústrias da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon), Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí (Sindilojas) e Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.