Câmara de Itajaí institui Política de Acessibilidade

Documento estabelece princípios, diretrizes e objetivos e prevê formação de comissão permanente.

#PraCegoVer: a foto mostra os integrantes da Mesa Diretora durante a 8ª sessão ordinária. Da esquerda para a direita, os vereadores Renata Narciso (SD), Márcio Dedé (PSDB), Paulinho Amândio (PDT) e Dulce Amaral (PR). #PraCegoVer: a foto mostra os integrantes da Mesa Diretora durante a 8ª sessão ordinária. Da esquerda para a direita, os vereadores Renata Narciso (SD), Márcio Dedé (PSDB), Paulinho Amândio (PDT) e Dulce Amaral (PR).
O presidente da Câmara de Itajaí, vereador Paulinho Amândio (PDT), anunciou recentemente o Ato da Presidência nº 1/2017. O documento institui a Política de Acessibilidade no Legislativo Municipal e estabelece os princípios, diretrizes e objetivos, visando garantir os direitos das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na Câmara de Vereadores de Itajaí.

Entre os objetivos da Política de Acessibilidade estão: propiciar condições necessárias para a efetiva participação das atividades desenvolvidas pelo Legislativo a todos; implementar ações de inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; garantir acesso aos ambientes, serviços e recursos materiais disponíveis no Legislativo, eliminando barreiras físicas e arquitetônicas; promover a capacitação e especialização dos servidores para adoção de novas práticas e tecnologias para o atendimento adequado e; estabelecer parcerias com outras instituições para promover cooperação técnica e intercâmbio de conhecimentos e experiências.

O ato da Presidência determina ainda a formação de uma comissão multidisciplinar permanente composta por representantes da administração, com participação de servidores com deficiência. O grupo será responsável por criar e monitorar periodicamente o plano de ação para implementação da Política de Acessibilidade.

Confira o documento completo no final da matéria.