Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


69ª Sessão Ordinária – Aprovados projetos que denominam ruas de Itajaí

Foram aprovados ainda quatro requerimentos.

Foto: Davi Spuldaro/CVI Foto: Davi Spuldaro/CVI
Executivo denomina rua no Brilhante II de Antônio Júlio Gastaldi
Com 17 votos favoráveis, foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 90/2016. De autoria do Executivo Municipal, o projeto denomina de Rua Antônio Júlio Gastaldi o trecho da antiga Estrada Geral do Brilhante II, que tem início na Rua Serafim Gamba e término na confluência das ruas João Gervasi e Rodolpho Girardi.
 
Antônio Júlio Gastaldi nasceu em Gaspar, em 3 de março de 1900, mas viveu no bairro Brilhante, em Itajaí, por mais de 60 anos. Agricultor, foi proprietário das terras que originaram a Estrada Geral do Brilhante II e também trabalhou nas obras de construção da Estrada de Ferro entre Itajaí e Brusque. Gastaldi faleceu em 23 de setembro de 1979.
 
Na mesma sessão, foi aprovada ainda a Emenda Substitutiva nº 1/2016 ao Projeto de Lei nº 90/2016, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. O objetivo da Emenda é corrigir o nome da rua no projeto original, conforme a certidão de óbito do homenageado.
 
Rua do Espinheiros receberá o nome de Agenor Cesário de Aragão
Com 17 votos favoráveis, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 96/2016, do vereador Clayton Batschauer (PSD). O projeto denomina de Agenor Cesário de Aragão a rua projetada "K" no loteamento Jardim Amélia, bairro Espinheiros.
 
Agenor Cesário de Aragão nasceu em Itajaí em 1921. Lavrador, teve 12 filhos para os quais se empenhou em proporcionar principalmente condições de estudo. Trabalhou por muitos anos como voluntário do Parque Dom Bosco, auxiliando a paróquia em eventos comunitários desenvolvidos pelos salesianos. Também foi um dos precursores na fabricação de farinha na década de 1960, tendo promovido o desenvolvimento dessa atividade na região e gerado inúmeros empregos para as famílias das redondezas do Parque Dom Bosco. Também exerceu a atividade de taxista com carro de molas e prestou serviços à Prefeitura de Itajaí, quando colaborou na construção das avenidas Marcos Konder e Joca Brandão.
 
Rua do Espinheiros receberá o nome de Julio Cesar Gonçalves Molleri
Na 69ª sessão ordinária de 2016, com 16 votos favoráveis, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 97/2016, proposto pelo vereador Clayton Batschauer (PSD). Pelo projeto, a rua projetada "L" no Loteamento Jardim Amélia, bairro Espinheiros, passa a se chamar Julio Cesar Gonçalves Molleri.
 
Julio nasceu em Itajaí em 22 de setembro de 1975. Criado no bairro São João, iniciou suas atividades no Porto de Itajaí como estivador em 1994, herdando o número 260 da Estiva, que pertenceu a seu pai. Participou ativamente da vida portuária de Itajaí e colaborou com atividades políticas, sociais e esportivas da cidade. Faleceu em 17 de janeiro de 2016.
 
Rua do Limoeiro homenageará Francisco de Assis Berti
Com 15 votos favoráveis foi aprovado na noite desta quinta-feira (27) o Projeto de Lei Ordinária nº 100/2016, proposto pelo vereador Calinho Mecânico (PP). O projeto denomina de Francisco de Assis Berti rua localizada no Loteamento Adalci, no bairro Limoeiro.
 
O ex-vereador Francisco de Assis Berti, mais conhecido como Chico Berti, faleceu em maio de 2016, aos 85 anos. Berti foi parlamentar de 1973 a 1977, pela extinta Arena. Também na década de 1970 assumiu o cargo de diretor de obras da Prefeitura de Itajaí. Além da carreira no Serviço Público, Chico Berti foi presidente da Sociedade Tiradentes por diversas gestões.
 
Requerimentos
 
Vereadora faz perguntas sobre obra de reurbanização do Caminho de Cabeçudas
A vereadora Anna Carolina (PSDB) é a autora do Requerimento nº 423/2016, aprovado com 18 votos favoráveis. A parlamentar pergunta ao prefeito se a reurbanização do Caminho de Cabeçudas já foi concluída. De acordo com a parlamentar, no projeto de execução da obra, o guarda-corpo deveria ser em material aço inox 304, entretanto há denúncias de que o material já está oxidado. Desta forma, a vereadora questiona qual tipo de material foi efetivamente utilizado. Anna também solicita que seja informada a data em que foi instalado o guarda-corpo, apresentando inclusive os relatórios de medição da obra assinados pelo fiscal do contrato.
 
Vereador pede informações sobre revitalização de rua no bairro Cabeçudas
O Requerimento nº 424/2016, de autoria do vereador Giovani Felix (PT), foi aprovado com 18 votos favoráveis. O vereador pergunta ao prefeito se existe projeto de revitalização da Rua Herminio Gervásio, no bairro Cabeçudas, sentido Canto Norte da Praia Brava. Giovani também questiona quais são os gastos estimados na revitalização e qual a fonte de recursos. Além disso, o parlamentar quer saber qual a previsão de finalização da revitalização da via.
 
Vereador faz questionamentos sobre fila de espera por exames e cirurgias
Com 19 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 425/2016, de autoria do vereador Calinho Mecânico (PP). O parlamentar pergunta ao prefeito, à Procuradoria-Geral do Município e à Secretaria Municipal de Saúde se há previsão para a elaboração de Projeto de Lei que vise regulamentar a fila de espera no Sistema Municipal de Saúde. O vereador também questiona quantas pessoas estão inscritas fila de exames e cirurgias. Calinho também quer saber quantas pessoas já foram contempladas com exames e cirurgias desde que a fila foi criada e se existem falhas ou deficiências neste sistema.
 
Vereador quer providências para solucionar quedas de energia em Itajaí
O vereador Paulinho Amândio (PDT) é o autor do Requerimento nº 426/2016, aprovado com 19 votos favoráveis. Paulinho solicita à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que sejam tomadas medidas urgentemente para solucionar as constantes quedas de energia em todos os bairros de Itajaí. O Requerimento foi subscrito por todos os vereadores presentes.
 
Moção
 
Câmara aprova moção para hospital Marieta por implantação de projeto
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou durante a 69ª sessão ordinária, ocorrida na noite desta quinta-feira (27), a Moção nº 13/2016. De autoria do vereador Osvaldo Gern (PP), a Moção de Reconhecimento homenageia o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen pela implementação do Latin America Telemedicine Infarct Network (LATIN), projeto pioneiro em Santa Catarina que utiliza a telemedicina como forma de rastrear pacientes com casos de infarto agudo do miocárdio. Além de salvar vidas e promover qualidade de vida, o projeto evita sequelas nos pacientes infartados.
--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
--

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.facebook.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai
www.cvi.sc.gov.br


Outras fotos

Projetos e Proposituras