Documentos e leis antigas são digitalizados pela Câmara de Itajaí

Leis da década de 1940 até as mais atuais estão disponíveis para consulta online.

Reprodução TV Câmara de Itajaí Reprodução TV Câmara de Itajaí
Servidores do Arquivo da Câmara de Vereadores de Itajaí estão digitalizando documentos e leis antigas, que não constavam nos sistemas de busca online. A digitalização começou em março deste ano, e assim como as leis mais atuais, já podem ser acessadas por meio do site www.leismunicipais.com.br .

De acordo com Cristiano Gonçalves, oficial administrativo do Legislativo, além de facilitar o acesso do público, a digitalização evita que os servidores manuseiem o material constantemente, o que acelera o processo de decomposição dos documentos. A digitalização também permite a conservação de um material histórico para a cidade.

Como os papeis antigos são mais finos e a pigmentação já estava um pouco prejudicada, foi necessária a utilização de um scanner com o qual os documentos não têm contato direto, não há atrito com o material e a digitalização é realizada por meio de um feixe de luz ultra rápido que evita a despigmentação do papel.

A Lei Nº1 de 1947 foi a mais antiga a ser digitalizada. Entretanto, algumas mais atuais, inclusive do ano de 2011, ainda não constavam no sistema e também estão sendo enviadas. A previsão é de que este trabalho de digitalização ainda dure cerca de um mês e meio. Nos últimos anos, todo processo Legislativo é feito de forma digital, o que facilita a inclusão das leis nos sistemas online.

Para assistir à matéria completa, produzida pela TV Câmara de Itajaí acesse: TV Câmara de Itajaí

Outras fotos