Câmara distribui gibi educativo para alunos da Rede Municipal de Ensino

Estudantes do 4º ao 7º ano receberão o material que explica o sistema político.

A Câmara de Vereadores de Itajaí começou esta semana a distribuição da cartilha “Um Passeio Pela Democracia” para as escolas municipais de Itajaí. Ao todo, 40 escolas vão receber cerca de 8,5 mil exemplares que serão utilizados pelos alunos do 4º ao 7º ano. O material tem formato de história em quadrinhos e traz informações sobre os Três Poderes, com foco no Legislativo Municipal.

A faixa etária foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação como ideal, pois é o período em a que as escolas iniciam os estudos sobre o sistema político. Mas também é importante destacar que esta delimitação não exclui estudantes de séries mais avançadas, somente visa proporcionar aos mais novos o fácil entendimento dos assuntos abordados.

A cartilha foi produzida pela Secretaria de Comunicação da Câmara de Itajaí, em conjunto com o artista gráfico itajaiense Juliano de Andrade Silva e a agência responsável pela publicidade do Legislativo.

Para aproximar a atividade da Câmara do público almejado, foi utilizado um texto simples e leve. A revista conta ainda com caça-palavras educativo e um glossário. A ideia é capturar a atenção do leitor com um material lúdico, sem perder o caráter didático.

A história em quadrinhos “Um Passeio Pela Democracia” também está disponível para download no site www.cvi.sc.gov.br.

Sinopse
Na história, um grupo de estudantes, dentro do ônibus escolar, enfrenta uma tempestade de fim de tarde em Itajaí. Para se abrigar da tempestade, o grupo entra na Câmara de Vereadores durante um dia de sessão e é recepcionado por um vereador, que faz uma visita guiada pela instituição. Na visita os estudantes aprendem sobre os três poderes, especialmente o Legislativo. Assim, a visita que inicia por acaso se torna um grande passeio educativo.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

Outras fotos