Ponte e Avenida são denominadas em homenagem a ex-vereadores

Confira estes e os demais destaques da 23ª sessão ordinária, ocorrida na quinta-feira (28).

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta quinta-feira (28), em única discussão, dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que homenageiam ex-vereadores de Itajaí: Lourival Uller e Carlos Ely. Os projetos são de autoria do vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB).

PLO 20/2016, aprovado com 19 votos favoráveis, denomina de Ponte Vereador Lourival Uller a travessia localizada na Avenida Abrahão João Francisco, sobre o Ribeirão Canhanduba, entre a Rua João Dalmolin e a BR-101.

Lourival Uller nasceu em Camboriú, em 31 de dezembro de 1930. Logo após casar-se com Alcides Martins Uller, mudou-se para o bairro Cordeiros, em Itajaí. Formado técnico em contabilidade, Uller trabalhou em grandes empresas como Shell, Cimentos Votorantim e Serve. Foi eleito vereador por dois mandatos, de 1973 a 1977 e de 1977 a 1983.

Já o PLO 43/2016 denomina de Avenida Vereador Carlos Ely Castro a via localizada entre o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira e a Marina Itajaí, e recebeu 19 votos favoráveis. Ainda foi aprovada a Emenda Substitutiva 1 ao PLO 43/2016, que altera o artigo 1º do Projeto de Lei, e traz mais detalhes à localização da via em consonância com os dados presentes no ofício da Secretaria Municipal da Fazenda.

Carlos Ely nasceu em Porto Alegre, em 20 de setembro de 1947. Sua participação política iniciou ainda jovem em grêmios estudantis. Formou-se mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí e trabalhou como Agente Especial da Polícia Federal até se aposentar. Em Itajaí, foi secretário de Segurança do Cidadão, entre 2009 e 2012, e eleito vereador para a Legislatura 2013 a 2016. Faleceu em 30 de agosto de 2014.

Requerimento Verbal

Câmara noticia Ministério Público por ausência do Prefeito
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, por unanimidade dos presentes, o requerimento verbal do vereador Thiago Morastoni (PMDB) para que o Legislativo noticie o Ministério Público pela ausência do prefeito municipal. O prefeito teria viajado para um tratamento de saúde nos Estados Unidos sem transmitir o cargo para a vice-prefeita. Após a aprovação do requerimento, o Presidente do Legislativo, vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB), declarou que a Câmara ficará à disposição das autoridades e poderá convocar os vereadores a qualquer momento.

Vereador pede informações sobre prestação de serviços à Secretaria da Saúde
O vereador Rafa da Padaria (PR) é o autor do Requerimento 135/2016, aprovado com 16 votos favoráveis. O parlamentar pede ao prefeito que envie a lista das motos e dos condutores que prestam serviço à Secretaria Municipal de Saúde. O vereador também solicita que seja disponibilizada a planilha com a quilometragem rodada por esses veículos a serviço da prefeitura desde o início da vigência do contrato. Rafa pede ainda que o prefeito informe quais as atividades desempenhadas por esses condutores e por que optou por terceirizar os serviços em vez de contratar funcionários efetivos.

Vereadora faz perguntas sobre casos de assédio em universidade
Requerimento 136/2016, de autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB), foi aprovado com 16 votos favoráveis. A parlamentar pergunta à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e ao 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí quantas denúncias de assédio dentro do campus de Itajaí foram registradas nos últimos 12 meses. Anna também questiona dos casos que a Univali teve acesso, em quantos deles os agressores foram reconhecidos e quais os procedimentos da Universidade nos casos de assédio, quando o agressor é estudante da instituição. A vereadora quer saber ainda quais medidas foram tomadas em relação a estes casos e quantas câmeras de segurança instaladas no campus estão em funcionamento.

Vereador solicita informações sobre fiscalização eletrônica
Foi aprovado com 18 votos favoráveis o Requerimento 137/2016, de autoria do vereador Professor Acácio (PSDB). O parlamentar pergunta ao prefeito quantos semáforos possuem fiscalização eletrônica no município e quais destes semáforos não possuem temporizador. Acácio solicita ainda o número de notificações emitidas entre outubro de 2016 e março de 2016, referentes aos locais sem temporizador.

Vereador cobra padronização de lombadas em faixas elevadas
O vereador Tonho da Grade (PP) é o autor do Requerimento 132/2016, aprovado com 19 votos favoráveis. O parlamentar pede à Secretaria de Segurança do Cidadão que seja agilizado o estudo de viabilidade para padronizar as lombadas físicas em faixas elevadas para pedestres. Tonho também questiona qual o prazo para apresentação de parecer técnico sobre esta possibilidade de padronização.

Integrantes da Comissão de Ética devem ser indicados nesta sexta-feira
Durante a sessão, a vereadora Anna Carolina (PSDB), enquanto ocupava a Presidência, concedeu prazo até o final da tarde de sexta-feira (29) para que as bancadas indiquem os integrantes da Comissão de Ética. Por enquanto, apenas a bancada do governo indicou o representante – vereador Clayton Batschauer (PSD). A Câmara aguarda ainda a indicação da bancada da oposição e do PMDB, partido com maior número de parlamentares no Legislativo Municipal.

Imagens disponíveis: Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI

Outras fotos