Confira os destaques da 19ª sessão ordinária

Reunião aconteceu na noite desta terça-feira (12).

Igreja Reviver é homenageada pela passagem de aniversário
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, durante a 19ª sessão ordinária, realizada na noite desta terça-feira (12), a Moção de Congratulação e Reconhecimento à Igreja Evangélica Reviver. A homenagem, proposta pelo vereador Clayton Batschauer (PSD), é pelos seis anos de fundação da instituição no dia 10 de abril.

A Igreja Reviver começou com a união de um pequeno grupo, sob a liderança dos pastores Júnior e Michelle Rostirola. Além da missão evangelizadora, a Igreja mantém o Centro de Recuperação Feminino (Conviver), a Associação Beneficente de Ajuda e Auxílio à Sociedade (ABAAS) e o Lar da Criança Feliz.

A Moção recebeu 18 votos favoráveis.

Requerimentos

Vereador pede informações sobre Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania
Foi aprovado com 18 votos favoráveis o Requerimento 104/2016, de autoria do vereador Fernando Pegorini (PP). O parlamentar pergunta ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina se os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) presentes nas comarcas de Blumenau e Brusque apresentaram resultados positivos. Em caso afirmativo, o vereador solicita que sejam apresentados números desses atendimentos. Além disso, Pegorini questiona se há possibilidade de instalação de um Cejusc em Itajaí, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Vereador quer esclarecimentos sobre possibilidade de instalação de passagem provisória entre os bairros Cordeiros e São Vicente
O vereador Professor Acácio (PSDB) é o autor do Requerimento 105/2016, aprovado com 18 votos favoráveis. O parlamentar pergunta ao prefeito e ao secretário de Urbanismo se já existe uma resposta sobre a possibilidade de instalação de uma passagem provisória para pedestres, ciclistas e motociclistas entre os bairros Cordeiros e São Vicente, onde havia a Ponte Tancredo Neves. Acácio também questiona a possibilidade de construção de uma ponte pênsil no mesmo local.

Vereador solicita melhorias na iluminação e sinalização da Rodovia Antônio Heil
Foi aprovado com 18 votos favoráveis o Requerimento 107/2016, de autoria do vereador Afonso Arruda (PMDB). O parlamentar solicita à Secretaria de Estado da Infraestrutura que sejam realizadas melhorias na iluminação e sinalização da Rodovia Antônio Heil, que liga os municípios de Itajaí e Brusque. Atualmente a rodovia está em obras, o que requer ainda mais atenção dos motoristas.

Vereador questiona condições da estrutura do túnel da Avenida Osvaldo Reis
O Requerimento 109/2016, de autoria do vereador Osvaldo Mafra (SD), foi aprovado com 17 votos favoráveis. O parlamentar pergunta ao prefeito se existe algum laudo recente que aponte como está a estrutura do viaduto/túnel da Avenida Osvaldo Reis. De acordo com o vereador, a comunidade está preocupada com o desgaste da estrutura do túnel.

Vereador quer que condutores tenham acesso a processos administrativos pelo site do Detran/SC
Foi aprovado com 18 votos favoráveis o Requerimento 108/2016, de autoria do vereador Calinho Mecânico (PP). O parlamentar pergunta ao Departamento Estadual e Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) por quais motivos não é disponibilizado  aos condutores o acesso pela internet aos processos administrativos de suspensão e cassação do direito de dirigir. Calinho questiona ainda, se há previsão para que este serviço seja implantado e qual o número de condutores notificados por edital nos últimos cinco anos que não apresentaram defesa nos processos administrativos de suspensão e cassação do direito de dirigir.

Vereadora pede informações sobre demanda de exames de endoscopia
O Requerimento 99/2016, de autoria da vereadora Dulce Amaral (PR), foi aprovado com 17 votos favoráveis. A parlamentar pergunta ao prefeito se o Município de Itajaí tem programado algum mutirão para diminuir a demanda reprimida de exames de endoscopia. Dulce também questiona quais outras ações têm sido tomadas para diminuir esta demanda; quais são os prestadores de serviço do exame de endoscopia e quais os respectivos endereços.

Uso da Tribuna

Presidente do Sindicato pede apoio para reposição salarial dos Servidores Municipais
A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí, Eliane Aparecida Corrêa (Elianinha), utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí na 19ª sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (12). Em nome da entidade, Elianinha elogiou a Câmara por apresentar o projeto de lei que revisa o salário dos servidores do Legislativo pelo índice inflacionário. Da mesma forma, a sindicalista pediu apoio dos vereadores à negociação do Sindicato com o Executivo Municipal.

Em greve desde o dia 4 de abril, os servidores pedem a reposição do índice inflacionário de 9,39%. Segundo a presidente, a crise não acontece só em Itajaí, mas a reposição salarial é um direito do trabalhador. Eliane pediu um esforço do prefeito para reajustar os gastos e cumprir a lei, garantindo o direito do servidor. “Nós também temos dificuldades na nossa casa, quando trabalhamos 12 horas, seis horas, oito horas e mantemos a nossa casa com esse dinheiro”, declarou.

Imagens disponíveis em Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.