Reunião com a Caixa discute instalação de Lotérica no Espinheiros

Foi realizada na tarde desta terça-feira (29) uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal para reivindicar a instalação de uma casa lotérica no bairro Espinheiros. Além de apresentar uma alternativa para a região, a Caixa deverá dar prosseguimento ao pedido de instalação da lotérica.

A reunião solicitada pelo vereador Tonho da Grade (PP), com o apoio do vereador Thiago Morastoni (PMDB), partiu do Requerimento 77/2016 e reuniu o gerente da Superintendência Regional da Caixa para o Vale do Itajaí, José Fernando Zimmermann, e a gerente geral da Caixa em Itajaí, Cleusa Rosane Bruder, e representantes do Espinheiros, Santa Regina, Salseiros, Portal I e II e o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Eclésio da Silva, além de representantes de diversos gabinetes e do vereador Giovani Felix (PT).

O vereador Tonho da Grade destacou que apesar da região contar com aproximadamente 25 mil moradores, ainda carece de serviços públicos como bancos, cartórios e correios. Segundo Tonho, hoje os moradores e empresários daquelas localidades precisam se deslocar às regiões mais centrais da cidade para ter acesso a serviços básicos e uma casa lotérica resolveria grande parte das demandas.

O gerente da Superintendência Regional da Caixa para o Vale do Itajaí explicou que o processo de implantação de uma casa lotérica depende de uma autorização da matriz do banco, seguida obrigatoriamente de um processo licitatório, que necessita de um período relativamente longo para ser concluído. Como alternativa mais imediata, Zimmermann sugeriu a instalação de postos correspondentes chamados “Caixa Aqui”, que oferecem os mesmos serviços de uma lotérica, com exceção das apostas e jogos. Segundo ele, o “Caixa Aqui” pode ser instalado em comércios como postos de gasolina e mercados, em aproximadamente 60 dias.

O presidente da ACII, Eclésio da Silva e os representantes de bairros se comprometeram a buscar entre o empresariado local os que tem interesse em abrigar um posto “Caixa Aqui”, para ajudar a resolver parte dos problemas enfrentados por quem mora ou trabalha naquela região.

No entanto, os vereadores pediram que, mesmo com o êxito na instalação de um posto “Caixa Aqui”, fosse dado prosseguimento ao processo de instalação de uma Lotérica. Zimmermam solicitou aos vereadores o envio de algumas informações adicionais sobre a região, para serem adicionadas ao Requerimento a ser enviado à Matriz da Caixa e garantiu que fará o possível para que o pedido se concretize.

Imagens para download em: Galeria de Fotos
Créditos: Davi Spuldaro/CVI