Presidência da Câmara reúne equipe para definir metas de 2016

O Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti (DEM), reuniu a equipe de secretários e diretores nesta segunda-feira (1º) para traçar as metas do Legislativo para 2016. Entre os objetivos está o desenvolvimento do projeto Câmara Sustentável. Melhorias no sistema de votação, abertura de concurso público e certificação de qualidade em gestão também estão entre as novidades.

Assim como fez em 2015, quando economizou R$ 10,9 milhões e os devolveu à Prefeitura, neste ano a Câmara pretende continuar economizando no que for possível. “Realizaremos este tipo de encontro de forma contínua, planejando a Câmara para otimizar os recursos, reduzir gastos e melhorar nossos serviços. Entendemos que a população gasta com a Câmara, mas também que ela é absolutamente necessária para a democracia. Então, o que precisamos com urgência é aumentar nossa eficiência e profissionalizar o Legislativo para que o cidadão se sinta representado aqui dentro”, destacou Pissetti.

Já na primeira sessão, nesta terça-feira (2), os vereadores utilizaram o novo sistema de votação adotado pela Câmara. Mais moderno e mais seguro, o sistema deve garantir ainda mais transparência na deliberação dos projetos.

O sistema de gerenciamento de projetos de lei e outras proposituras também foi modificado e agora todos os vereadores, servidores e a comunidade poderão acompanhar de forma prática as tramitações, o que deve tornar as discussões mais qualificadas e as votações mais céleres.

Em fase final de elaboração, também está o novo site institucional da Câmara, que será mais moderno, interativo e prático. No campo administrativo, também estão previstas reformulações na legislação interna, eventos e sistema de protocolo.

Já para economia dos recursos naturais, em 2016 a Câmara seguirá com o desenvolvimento do Plano Câmara Sustentável, instituído pela Lei 6679/2015, que prevê investimentos em planejamento sustentável, eficiência energética, uso racional de materiais e gestão de resíduos, entre outros. A primeira ação deve ser a elaboração de um macroprojeto para definição do plano de sustentabilidade do edifício sede do Legislativo. “É preciso destacar que este plano não configura gasto, mas sim um investimento para futura economia”, explicou Pissetti.

Outro importante objetivo em 2016 é a busca pela certificação ISO 9001, que tem como algumas das etapas a melhoria da gestão da instituição em termos financeiros, de saúde ocupacional, meio ambiente e segurança, com o objetivo final de qualificar os serviços prestados.

Em relação ao Controle Interno da Casa, já está em fase de elaboração um Plano de Auditoria Interna e a previsão é que a Câmara abra, ainda no primeiro semestre, concurso público para o cargo efetivo de Controlador Interno, profissional que auxiliará na gestão dos recursos.

Capacitação de Vereadores e Servidores

Em 2016, a Câmara dará continuidade ao Programa de Capacitação e Incentivo à Qualificação Funcional, realizado em parceria com a Univali e a Feapi. Nesta etapa serão oferecidas disciplinas obrigatórias, comuns a todos os servidores e vereadores, e algumas optativas, de diferentes áreas.

Aos vereadores ficará autorizada a realização de um curso fora da cidade por ano, desde que o assunto seja relevante para a Câmara e que o próprio vereador arque com as despesas de inscrição, hospedagem e transporte. Assim, o vereador que apresentar os comprovantes de realização do curso terá sua ausência abonada.

Novo Horário

Outra novidade anunciada pelo Presidente foi a volta do horário de atendimento das 8h às 19h, a partir de 1º de março. No ano passado, para auxiliar na economia de recursos a Câmara passou a funcionar provisoriamente em turno único, mas em 2016 com a reformulação de todo planejamento financeiro do Legislativo optou-se por abrir as portas também no período da manhã, para que mais pessoas possam usufruir dos serviços prestados.

Balcão de Empregos e serviços da Caixa

Em 2016, o Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí deverá retomar as atividades do Balcão de Empregos, com mais opções de vagas e a já tradicional formulação do currículo profissional, a fim de facilitar o encaminhamento do candidato à vaga.

Além destes, o Balcão seguirá oferecendo a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), solicitações de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, orientação jurídica e os serviços da Central de Documentos Perdidos. A Câmara estuda ainda, novos serviços que poderão ser implantados. Vale ressaltar que desde que foi criado, em 2009, o Balcão já registrou mais de 113 mil atendimentos.

Desde 2013, o prédio da Câmara abriga um posto da Caixa Econômica Federal, cujo objetivo inicial era proporcionar alguns serviços em complemento aos oferecidos pelo Balcão da Cidadania. Com as instalações e atividades estabelecidas, a Câmara retomará as tratativas para que a Caixa dê sua contrapartida e ofereça ainda mais serviços à população.

Mais informações com o presidente da Câmara, Luiz Carlos Pissetti (47) 9994-5476

Imagens para download em Galeria de Fotos

Créditos: Davi Spuldaro/CVI