Confira os destaques da 47ª Sessão ordinária

Na 47ª sessão ordinária da Câmara, realizada na noite desta terça-feira (11), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei Ordinária nº118/2015. O projeto autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de até R$ 698.461,86.

A partir do valor total, o Poder Executivo Municipal poderá investir R$ 200.000 no Programa Cidade Florida da Secretaria de Obras, que segundo a justificativa do projeto, serão utilizados na manutenção do Parque Natural do Atalaia e Viveiro Fazenda Nativa; R$ 498.461,86 nas Secretarias de Segurança e de Relações Institucionais e Temáticas para quitação de despesas de comunidades terapêuticas e outros convênios com entidades do município. Os recursos são provenientes da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai).

Vereador pede melhorias no trânsito
Foi aprovado com os votos de todos os vereadores presentes o requerimento nº 336/2015, de autoria do vereador Tonho da Grade (PP). O vereador solicita que seja rebaixado o asfalto no trecho sob o viaduto do bairro Salseiros, na Rua Fernando Germano Poter. A mudança tem como objetivo facilitar a circulação de caminhões, que dependendo da altura não conseguem trafegar no local.

Vereador solicita informações sobre o Hospital Pequeno Anjo
O vereador Calinho Mecânico (PP) solicita, por meio do requerimento nº 337/2015, informações sobre: quantidade de profissionais nas diversas especialidades médicas; quantidade de atendimentos mensais da urgência e emergência do Hospital Pequeno Anjo; se os serviços de alta complexidade estão credenciados no Sistema Único de Saúde (SUS), se não, qual o motivo; questiona ainda, quais municípios da região contribuem com o repasse de recursos ao hospital e os valores, assim como, que informe sobre o repasse do Governo do Estado e do Município de Itajaí; por fim, o vereador pergunta quantos funcionários trabalham no Pequeno Anjo. O requerimento foi aprovado com os votos favoráveis de todos os vereadores em Plenário.

Vereadora quer informações sobre as obras no Palácio Marcos Konder
A vereadora Anna Carolina (PRB) solicita, por meio do requerimento nº 338/2015, informações sobre as obras realizadas no Palácio Marcos Konder. Os questionamentos são referentes ao custo das obras, cronograma, contratos, entre outros. O requerimento foi aprovado com 17 votos favoráveis e contou com duas abstenções dos vereadores Fernando Pegorini (PP) e Vanderley Dalmolin (PP).

Vereadora cobra melhorias em ginásio
Foi aprovado por todos os vereadores presentes em Plenário o requerimento nº 339/2015, de autoria da vereadora Neusa Girardi (PMDB). A vereadora pede que a Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional faça a colocação das portas do ginásio da Escola Henrique Midon, no Bairro São João. O pedido tem como finalidade atender às reivindicações dos moradores.

Vereador pede informações sobre agência do INSS
O vereador Fernando Pegorini (PP) solicita informações sobre o atendimento na Agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Itajaí.  Os questionamentos são: quais medidas estão sendo adotadas pela Autarquia para minimizar a fila de atendimentos aos contribuintes; se é possível a disponibilização de protocolo de requerimentos na internet; se é possível a disponibilização de acesso ao CNIS via internet, sem que o contribuinte tenha que comparecer à Previdência Social e aguardar por longo período para cadastrar uma senha de acesso; se essa senha pode ser cadastrada no próprio site, tal como é feita no site da Receita Federal; se é possível a disponibilização de acesso, especialmente a advogados, via internet e para quem e como são disponibilizadas as senhas de atendimento preferencial. O  requerimento nº 340/2015 foi aprovado com votos favoráveis de todos os vereadores presentes.

Vereador questiona se bancos estão oferecendo bebedouros e banheiros ao público

Do vereador Vanderley Dalmolin (PP) foi aprovado por todos os vereadores presentes o requerimento nº342/2015. Por meio de ofício à Procuradoria do Consumidor de Itajaí (PROCON), Dalmolin solicita informações sobre o cumprimento da Lei nº 6569, que trata da disponibilização de bebedouros e banheiros públicos nas agências bancárias. O vereador questiona: se o Procon já efetuou fiscalização para verificar o cumprimento da citada lei; quantas fiscalizações já foram efetuadas em cada agência bancária; se agências bancárias deste município estão cumprindo o que determina a lei; se os banheiros e bebedouros estão devidamente sinalizados a fim de facilitar o acesso ao público; se já foi emitida alguma imposição de penalidade de advertência ou multa às agências bancárias e, se sim, quais agências foram penalizadas e se há registros de queixa neste órgão sobre a ausência do cumprimento da lei.

Imagens para download em Galeria de Fotos
Créditos: Davi Spuldaro/CVI