Rua do Loteamento Copas do Vale é denominada Artilha Pezzini Gelasco

Foi aprovado, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária 273/2014, de autoria do vereador José Ferreira (PP). O projeto denomina de Rua Artilha Pezzini Gelasco, uma via localizada no Loteamento Copas do Vale.

Artilha nasceu em Itajaí, em 6 de janeiro de 1936. Seus pais foram um dos primeiros proprietários da estrada que hoje é chamada de Avenida Reinaldo Schmithausen. É neste imóvel que está sendo implantado o Loteamento Copas do Vale. Trabalhou como zeladora e professora de culinária na escola Anônio Ramos. Faleceu em 2004, vítima de doença cardíaca.

O projeto foi aprovado com 19 favoráveis e nenhum contrário.

Acompanhe os demais destaques da sessão:

Projeto cria vagas de cargos efetivos na Câmara de Itajaí
Foi aprovado, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar 10/2015, de autoria da Mesa Diretora do Legislativo Municipal. O projeto cria o cargo de Coordenador do Controle Interno e mais quatro vagas do cargo de Atendente e quatro de Assessor Administrativo na estrutura administrativa da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Para o preenchimento do cargo de coordenador de controle interno será realizado um concurso público, que terá como exigência a conclusão de curso superior em Direito, Administração ou Ciências Contábeis. Já para as vagas de atendente e assessor administrativo deverão ser convocados os aprovados no concurso que ainda está vigente.

O projeto recebeu, na primeira discussão 18 votos favoráveis e nenhum contrário, e passará por segunda discussão na próxima sessão.

Dois projetos têm pedidos de vistas aprovados
Foram aprovados os pedidos de vistas dos Projetos de Lei Ordinária 1/2015 e 2/2015, ambos de autoria do Executivo Municipal. Os projetos voltam à pauta na 17ª Sessão Ordinária, que acontece na próxima terça-feira (7).

Aprovada moção em reconhecimento aos 25 anos do Procon de Itajaí
Foi aprovada a moção 6/2015, de autoria da vereadora Anna Carolina Martins (PRB), em homenagem ao Procon de Itajaí. A moção de congratulação e reconhecimento é devido aos 25 anos de atuação na defesa dos direitos dos consumidores, comemorados em 21 de março de 2015.

Câmara aprova moção para ex-ministro Joaquim Barbosa
Foi aprovada a moção 7/2015, de autoria da Câmara de Vereadores de Itajaí, para o ex-presidente do Superior Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.  A moção é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao longo de 11 anos como ministro do STF.

Vereador solicita mais uma linha de ônibus para o Espinheiros
Foi aprovado o requerimento 102/2015, de autoria do vereador Antonio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP), para envio de ofício ao Conselho Municipal de Transporte Coletivo. O parlamentar pede estudos para implantação de mais uma linha de ônibus no bairro Espinheiros, e ainda a regularização e pontualidade nos horários de circulação.

Vereador pede inclusão de rastreamento de notificação no site do Detran
Foi aprovado o requerimento 103/2015, de autoria do vereador José Ferreira (PP), para envio de ofício ao Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). O parlamentar solicita a inclusão de rastreamento da notificação no site do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC). A intenção é possibilitar ao motorista o acompanhamento da data de expedição da notificação e demais modificações.

Vereador pede informação sobre Defensoria Pública
Foi aprovado o requerimento 107/2015, de autoria do vereador Fabrício Marinho (PPS), para envio de ofício ao Núcleo da Defensoria Pública de Itajaí. Entre os questionamentos do parlamentar estão quais municípios são atendidos pela instituição e se o número de funcionários é suficiente para o atendimento à população. Os questionamentos completos estão disponíveis no site da Câmara.

Uso da Tribuna

Diretor da Humanity fala sobre dia de conscientização do Autismo
Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no dia 2 de abril, o Diretor Administrativo da Associação Educacional Humanity, Paulo César Abraão Prates, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Prates falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade que atende 35 autistas em Itajaí e tem uma lista de espera de outros 20. Segundo ele, o autista precisa de um atendimento personalizado, o que impossibilita o atendimento de todos.

O diretor falou ainda da incerteza na continuidade do atendimento a partir do dia 1º de julho, quando entra em vigor a mudança na legislação e termina os convênios com a Prefeitura e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Paulo fez um apelo aos empresários da cidade para que ajudem financeiramente a Humanity, lembrando que o valor pode ser abatido do imposto de renda.

Para ajudar na conscientização do autismo, desde esta segunda-feira (30) a sede da Câmara de Vereadores de Itajaí está iluminada em azul. A cor é reconhecida mundialmente pelo fato do transtorno acontecer com mais frequência em meninos.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

Outras fotos