Resumo da 23ª sessão ordinária da Câmara

PROJETOS DE LEI

Aprovadas novas regras para gratificação natalina dos servidores municipais

Na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Itajaí foi aprovado, em segunda discussão e votação, o PLO 97/2014, de autoria do Executivo Municipal, que altera a redação do artigo 75 da lei 2960/95, que trata da gratificação natalina dos servidores municipais.

Entre as mudanças está que a gratificação natalina corresponde a 1/12 por mês de exercício no respectivo ano, tendo como base o salário de novembro. Também consta que para a realização do cálculo das horas extras da gratificação natalina será feita a média aritmética dos valores recebidos, dividido pelo número de meses trabalhados no ano até novembro.

A gratificação deverá ser paga até o dia 20 de dezembro de cada ano, mas poderá ter uma antecipação de parte do valor. O PLO foi aprovado com 19 votos favoráveis. O projeto completo pode ser acessado no site www.cvi.sc.gov.br.

Aprovada adequação de lei que cria cargo de Cuidador para Serviço de Alta Complexidade

Foi aprovado em segunda discussão e votação PLO 96/2014, de Autoria do Executivo Municipal. O projeto altera dispositivos da Lei 5469/2010, que cria o cargo de Cuidados para Serviço de Alta Complexidade, visando a adequação à Política Nacional de Assistência Social. As mudanças podem ser acessadas no site www.cvi.sc.gov.br. O PLO foi aprovado com 19 votos favoráveis.

REQUERIMENTOS

Vereadora pede informações à Coletivo Itajaí

Aprovado o Requerimento 171/2014, de autoria da vereadora Anna Carolina Martins (PRB). A vereadora pede, por meio de ofício, que a Empresa de Transportes Coletivo Itajaí responda: se a empresa tem ciência de todas as deficiências na prestação dos serviços apontadas nos relatórios emitidos pelos fiscais do Município do transporte coletivo; quais medidas já foram tomadas em face das deficiências apontadas; que informe de forma especificada para cada linha apontada com deficiências; com que frequência são feitas manutenções nos veículos de transporte coletivo de Itajaí e se há previsão para renovação da frota, se não houver, que a Coletivo informe o motivo.

Vereador pede caixa eletrônico no bairro Dom Bosco

Foi aprovado o requerimento 173/2014, de autoria do vereador Giovani Felix (PT). O vereador pede, por meio de ofício a Felipe Zanella – superintendente Regional do Banco do Brasil em Santa Catarina – que seja instalado um Terminal de autoatendimento nas proximidades do Posto Universitário, Rua Modesto Fernandes Vieira, Bairro Dom Bosco.

Vereador questiona serviços da Ambiental no Salseiros

Foi aprovado o requerimento 174/2014 do vereador Márcio Dedé Gonçalves (PP).  O vereador pede, por meio de ofício à empresa Ambiental, que apresente um relatório detalhado sobre a realização da limpeza dos passeios públicos, roçagem e pinturas de meios fios no bairro Salseiros, entre janeiro de 2014 até a presente data. O vereador pede ainda, o calendário ou cronograma dos serviços que a concessionária irá prestar no Salseiros em  2014.

Vereador pede aprovação de projeto por mais verbas à Saúde

Foi aprovado o requerimento 176/2014, do vereador Paulo Manoel Vicente - Paulinho Amândio (PDT). O vereador pede envio de ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, solicitando a aprovação do Projeto de Lei Complementar 321/2013 - de iniciativa popular. O projeto prevê a aplicação pela União de montante igual ou superior a dez por cento de suas receitas correntes brutas em ações e serviços públicos de saúde. Paulinho lembrou que o projeto partiu da campanha Saúde 10, que mobilizou aproximadamente dois milhões de eleitores em todo país.

Vereador pede informações sobre terreno doado ao Marieta

Aprovado o requerimento 177/2014, de autoria do vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP). O vereador pede envio de ofício ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para que informe como está a negociação do terreno cedido ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, localizado na Avenida Joca Brandão - esquina com a Rua XV de Novembro, para construção do Centro de Atendimento de Radioterapia.

Univali recebe homenagem da Câmara

Na 23ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí os ex-reitores, Edison Villela e José Roberto Provesi, e o atual reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Mário Cesar dos Santos, receberam uma homenagem pelos 50 anos da implantação do Ensino Superior em Itajaí e pelos 25 anos da Univali.

A vereadora Neusa Geraldi (PMDB), proponente da moção de congratulações e reconhecimento, destacou pontos marcantes da administração de cada um dos reitores e também a contribuição para o desenvolvimento econômico e social que a Univali tem dado para a comunidade.

Edison Villela, primeiro reitor da Univali, lembrou que hoje a instituição é reconhecida em todo Brasil e em muitos países de diversas línguas. “Gostaria de lembrar de muitas outras pessoas dentro da instituição que mereciam ser homenageados, mas como são muitas pessoas e isso não seria possível, quero aqui os representar e agradecer pela lembrança e a homenagem da Câmara”, destacou Villela.

Já o atual reitor, Mário Cesar dos Santos, afirmou que a homenagem causa muita emoção e orgulho, pois traduz a percepção de quanto a Univali tem sido importante para as pessoas. “Esta homenagem da Câmara, especialmente, representa o reconhecimento da própria comunidade de Itajaí. Hoje a Univali é um instituição global, temos mais 140 convênios com instituições internacionais e programas que nos colocam na vanguarda da comunidade científica. Mas nossa prioridade continua sendo o que prestamos para a comunidade que nos acolhe”, destacou. Mário Cesar dos Santos lembrou ainda que é impossível falar da história de Itajaí sem falar da história desta universidade. “Festejar a Univali é também festejar o empreendedorismo da gente itajaiense.”, finalizou o reitor.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos

Outras fotos