Atendimento do Balcão da Cidadania cresce mais de 81% em setembro

O Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí, responsável pela emissão de documentos e outros serviços para a comunidade, realizou 1.341 atendimentos em setembro. Em relação ao mês de agosto, houve um aumento de mais de 81% no número de pessoas atendidas.

A emissão de Carteiras de Identidade, iniciada em setembro, foi o fator principal para este crescimento. Somente no primeiro mês, 295 Carteiras de Identidade foram emitidas pelo Balcão da Cidadania.

Em média, atualmente são realizados 80 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira.  O diretor do Balcão, Luiz Ricardo Rosa, conta que um dos objetivos de oferecer a Identidade na Câmara foi descentralizar este serviço oferecido pelo Estado.

O Balcão da Cidadania foi criado em 2009 e além de carteiras de identidade, são emitidas carteiras de trabalho, solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito, atendimento jurídico e encaminhamento para programas sociais e empregos. No local ainda funciona a Central de Documentos Perdidos.

O atendimento é realizado no térreo da sede do Legislativo, na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, 3825. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, sem fechar para o almoço.

Como fazer sua Carteira de Identidade

Para fazer a Identidade é necessário apresentar o CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento, originais ou autenticadas, com todas as informações legíveis; duas fotos 3 X 4 (recentes, iguais, sem o uso de acessórios e sem data) e um comprovante de residência com CEP.

Assim como já ocorre atualmente em todo Estado a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita, a segunda via custa R$ 22,20 e a taxa de antecipação do prazo de entrega (para receber o documento em cinco dias úteis) custa R$ 28,30. O pagamento das taxas também poderá ser feito no posto bancário da Caixa Econômica Federal localizado na Câmara até às 16 horas.

Mais informações:

Diretor do Balcão da Cidadania, Luiz Ricardo da Rosa: 3344-7139