Confira o resumo da 36ª sessão ordinária da Câmara

PROJETO DE LEI
Aprovada a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Drogas
Em única discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto Substitutivo Global nº 1 ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) 69/2013, que institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Drogas, de autoria dos vereadores Carlos Augusto da Rosa (PP) e Neusa Girardi (PMDB).
A Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas deverá ser realizada anualmente, na semana correspondente ao dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas. O evento passa integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Itajaí. Durante o período serão debatidos, entre outros, os efeitos das drogas, fatores que levam uma pessoa a consumir estas substâncias, políticas públicas, tratamentos e terapias, entre outros.
O vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico destacou sua luta no combate às drogas e a importante atuação das organizações que trabalham em prol do tema na cidade. O vereador destacou ainda, o quão necessário é repassar à população informações sobre as consequências das drogas para as famílias e para a sociedade.
Já a vereadora Neusa Girardi (PMDB) firmou que um dos focos da campanha será a disseminação das informações nas escolas, para que crianças e jovens conheçam os reais danos que as drogas podem causar, a fim de se trabalhar a prevenção.

MOÇÃO
Aprovada moção ao jornal Diarinho
Os vereadores aprovaram na 36ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí a moção de congratulações para a diretora do Jornal Diário do Litoral (Diarinho), Samara Toth Vieira, extensiva a toda equipe do jornal, pela ampliação da estrutura administrativa. Recentemente o Diarinho abriu uma sucursal na cidade de Itapema e a partir de agora passa a acompanhar de maneira mais próxima as informações de Bombinhas, Itapema, Porto Belo e região.
De acordo com o vereador Afonso Arruda (PDMB), autor da moção, O Diarinho é o primeiro jornal diário da região e há 34 anos vem colaborando com o desenvolvimento sócio, econômico e cultural do município. “Esta moção é importante pelo histórico do jornal, pelo trabalho que realiza em defesa do cidadão e pela importância que tem na imprensa de nossa cidade”, finalizou Arruda.

Do vereador Antônio Aldo da Silva (PP)
Aprovado o requerimento n° 267/2013 para o envio de ofício a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, solicitando informações e especificações referente as obras que a Auto Pista Litoral irá executar na BR-101, entre a ponte do Rio Itajaí Açu até a divisa com o município de Balneário Camboríu.

Do vereador Thiago Morastoni (PT)
Aprovado o requerimento n° 268/2013 para envio de ofício à Empresa Coletivo Itajaí solicitando informações acerca do impacto da isenção sobre a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), no preço da tarifa do transporte coletivo. O vereador também solicita que a empresa apresente planilhas de pagamentos nos quatro anos anteriores a mencionada isenção.

Do vereador Maurílio Moraes (PSD)
Aprovado o requerimento n° 272/2013 para envio de ofício ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, na pessoa da Irmã Sandra Pedrinha Zanotto, Diretora Geral a fim de que responda: com a demolição do Pronto Socorro não existe mais um espaço coberto para as pessoas que aguardavam seus familiares na saída da Rua Sete de Setembro, nem tampouco acentos para as pessoas com mobilidade reduzida temporariamente. Logo, o que se pergunta é se haverá instalação deste espaço novamente.

USO DA TRIBUNA

Funcionário da Celesc pede apoio da Câmara
O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, Jair Maurino Fonseca, fez uso da tribuna da Câmara para pedir apoio dos vereadores na contratação e melhoria de condições aos trabalhadores da empresa.

De acordo com Maurino, hoje a Celesc sofre com a falta de funcionários, faltam concursos, contratações e qualidade para os servidores poderem trabalhar. Maurino denunciou ainda, que a Celesc tem terceirizado uma série de serviços em detrimento da contratação de servidores. Segundo ele, a maioria destes funcionários terceirizados não tem a capacitação necessária e prejudicam o atendimento à população e a imagem da Celesc.

“Queremos o apoio da Câmara para que aprove uma moção em apoio a nossas reivindicações para que tenhamos mais força na hora de pleitear nossos direitos com os governos estadual e federal”, disse. Atualmente a Celesc atende 262 dos 295 municípios de Santa Catarina.

Imagens para download em Galeria de Fotos
Créditos: Davi Spuldaro/CVI