Resumo da 35ª sessão ordinária da Câmara

Aprovado o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita

Em única discussão e votação os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 272/2013, de autoria do vereador José Ferreira (PP), que oficializa 12 de junho como o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, no calendário oficial do Município.

O Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita deverá ser comemorado com palestras, seminários, cursos e eventos afins, a serem promovidos pelo Município.

O vereador explicou que o intuito é conscientizar as autoridades e a sociedade sobre a doença, com a finalidade de melhorar as políticas públicas e o amparo às famílias atingidas pela cardiopatia. “É uma semente que estamos plantando e precisamos que esta atitude dê frutos”, disse Ferreira. O vereador lembrou ainda, que garantir um diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas.

Autorizado apoio à equipe de handebol da cidade

Aprovado em única discussão e votação o PLO 276/2013, que autoriza a Prefeitura a conceder contribuição financeira à Associação Amigos do Handebol de Itajaí (AHI), no valor de até R$ 21.830,00. A contribuição será utilizada para auxiliar nas despesas da entidade para a participação na Copa do Brasil de Handebol Adulto 2013.

A entidade beneficiada prestará contas da aplicação da contribuição, no prazo de 60 dias, contados do seu recebimento.

Da Mesa Diretora da Casa

Aprovado o requerimento 258/2013 para envio de ofício à Justiça Federal em Itajaí, para a instalação de, pelo menos, mais uma Vara Federal na Subseção Judiciária do município.

Do vereador Carlos Augusto da Rosa (PP)

Aprovado o requerimento 263/2013 para envio de ofício ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, na pessoa da Irmã Sandra Pedrinha Zanotto - Diretora Geral, solicitando a possibilidade de viabilizar que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) possam levar aparelho de televisor para seus leitos, principalmente no 3º andar onde funcionam as Clínicas João Paulo, São Rafael e São Miguel, a exemplo do que ocorre nos leitos particulares.

Do vereador Julcemar Ferreira (DEM)

Aprovado o requerimento 253/2013 para que a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) e Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) procedam uma fiscalização rigorosa do início ao término das obras de terraplanagem que estão sendo realizadas na Rua João Johanny Alcântara, bairro Fazenda.

Do vereador Maurílio Moraes (PSD)

Aprovado o requerimento 217/2013 para envio de ofício à Empresa Ambiental - concessionária responsável pelo recolhimento e destinação do lixo em Itajaí - a fim de que promova o recolhimento do lixo até o final da Rua São Gonçalo, no bairro Dom Bosco (trecho sem saída).

Da vereadora Neusa Girardi (PMDB)

Aprovado o requerimento 262/2013, subscrito pelos demais vereadores, para envio de ofício à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT para que execute os serviços essenciais de entrega de correspondências nas servidões denominadas popularmente becos I e II, localizadas na Rua das Hortênsias, Promorar, próximo a Escola Básica Elias Adaime.

Cidadão usa tribuna para conscientizar sobre a Cardiopatia Congênita

O cidadão itajaiense Luciano Paes, pai de uma criança portadora de Cardiopatia Congênita, fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí para falar sobre esta doença, ainda pouco conhecida. Luciano contou que quando o filho nasceu, a principal dificuldade encontrada por ele e a esposa Cristiane foi a falta de informações sobre o problema.

Luciano Paes pediu aos vereadores apoio ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) 272/2013, de autoria do vereador José Ferreira (PP), que institui o dia 12 de junho, Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. “Quando descobrimos a doença não sabíamos aonde ir e o quê eu fazer. Acreditamos que com esta data oficializada no calendário do Município poderemos tornar a doença mais conhecida e levar auxílio a outras mães que possam passar por este problema”, disse. O PLO foi aprovador na mesma sessão.

O pai lembrou ainda, que Itajaí foi a primeira cidade do Brasil a sancionar uma lei que obriga as unidades hospitalares e maternidades da rede pública e privada a realizar exame para detectar doenças cardíacas congênitas em recém-nascidos, por meio do Teste de Oximetria de Pulso, popularmente conhecido como Teste do Coraçãozinho.

Vice-governador visita a Câmara

O vice-governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, visitou a Câmara de Vereadores de Itajaí nesta terça-feira (11). Moreira fez uso da tribuna e falou dos investimentos do Estado na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), como a recuperação e construção de escolas e os investimentos no Hospital Marieta, entre outros.

Moreira também afirmou que nas próximas semanas o Governo do Estado deverá apresentar investimentos para melhorias no atendimento em saúde em todo estado. Por fim, parabenizou a cidade e a Câmara de Vereadores pelo seu desenvolvimento.

Clubes de Desbravadores recebem moção

A vereadora Dulce Amaral (PSD) entregou moção de congratulações e reconhecimento aos Clubes de Desbravadores de Itajaí, programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que atende meninos e meninas de 10 a 15.

A vereadora ressaltou a credibilidade e o trabalho realizado por estes grupos no combate às drogas, calamidades públicas e nas campanhas comunitárias em prol das pessoas carentes da cidade. “Parabenizamos a todos vocês por buscarem promover uma transformação efetiva atrás de atitudes, não somente de discursos” destacou Dulce.

Imagens para download em Galeria de Fotos
Créditos: Davi Spuldaro/CVI