Balcão da Cidadania completa um ano de atividades

A garagem que antes cheirava a óleo agora é a porta de entrada para aqueles que buscam a cidadania plena. Este é o Balcão da Cidadania. Um serviço destinado exclusivamente a população de baixa renda que busca auxílio nas mais diversas áreas.
O Balcão da Cidadania, criticado por muitos, na época de sua implantação, completa um ano de benfeitorias a comunidade de Itajaí, no dia 30 de março.
Criado através da lei complementar nº 149/2009, o Balcão da Cidadania tem como objetivo atender às pessoas reconhecidamente necessitadas, prestando informações e garantindo, desta forma, o pleno exercício da cidadania. Ele faz parte da Secretaria de Comunicação e Promoção Social da Câmara de Vereadores de Itajaí.
São oferecidos os serviços de orientação e a retirada dos seguintes documentos: certidão de nascimento, certidão de óbito, certidão de casamentos, RG, certidão de adoção, bem como receber e encaminhar atos contra o cidadão e assistência na área jurídica.
Desde a sua implantação até o início da tarde desta sexta-feira, 26 de março, o Balcão da Cidadania já havia prestado cerca de 16 mil atendimentos.
O presidente do legislativo itajaiense, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), lembra que ao propor a criação do Balcão da Cidadania à mesa diretora, pretendeu-se sugerir a definitiva instrumentalização da estrutura administrativa de tal serviço público relevante. “A população percorria os gabinetes dos vereadores solicitando foto 3x4, auxílio para a retirada de documentos necessários para ter uma vida digna”, desabafou Pissetti.
Para o Secretário de Comunicação e Promoção Social, Herval Angelo Esmeraldino, o Balcão da Cidadania é a porta de recepção aqueles que procuram a Câmara de Vereadores. “O Balcão da Cidadania faz o acolhimento, no primeiro momento, para quem busca a cidadania plena”, destacou.
Na próxima terça-feira, 30 de março, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Luiz Carlos Pissetti vai apresentar a comunidade o balanço geral de todos os serviços prestados no Balcão da Cidadania.
*Mais informações podem ser obtidas através do telefone com:
Secretário de Comunicação e Promoção Social, Herval Angelo Esmeraldino – (47) 9604-6979
Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Pissetti – (47) 9994-4276