Itajaí discute a municipalização do Ensino Fundamental

A categoria atendeu o chamamento e compareceu na audiência pública que discutiu a municipalização do ensino fundamental. A reunião serviu para esclarecer dúvidas da categoria quanto à transferência e responsabilidade administrativa, financeira e operacional dos ensinos infantil e fundamental, respectivamente, do Estado para os municípios.

A secretária municipal de Educação, Maria Heidemann, a gerente regional de educação, Maria Alice Pereira, o presidente do Sinte Regional, Marcos Alexandre dos Santos Sodré, o vereador Luiz Carlos Vieira, representando o deputado estadual Pedro Uczai (PT), a presidente do Sinte Estadual, Joaninha Oliveira, Carlos Nascimento, do conselho municipal de educação e os vereadores Susi Bellini (PP) e Laudelino Lamim (PMDB) foram as autoridades que participaram da composição da mesa.

Na opinião do vereador Marcelo Werner, não é interessante que o ensino fundamental seja municipalizado. “Caso isso aconteça, haverá uma perda na qualidade da educação”. Já o vereador Laudelino Lamim se diz favorável desde que se preservem os direitos dos alunos e professores.

A gerente de educação, Maria Alice, explicou que a gerência vem agindo com coerência quanto à municipalização do ensino fundamental. “Não temos o poder de decisão. Temos que pensar nos educadores, para que em nenhum momento sejam esquecidos”.

Durante a discussão, o presidente do Sinte regional lembrou que Santa Catarina tem um sistema de ensino consolidado. “Não é inevitável a municipalização”. A presidente do Sinte Estadual reforçou que o sindicato é contrário a esta decisão do Governo Estadual. “Participamos de um encontro recentemente em Lages. Lá estavam 26 prefeitos e todos compartilhavam da opinião de não municipalizar o ensino fundamental”.

A secretária Maria Heidemann disse em seu discurso que o assunto tem que ser discutido e pensado naqueles que estão envolvidos no processo.

Ao final do encontro ficou decido o envio de uma ata registrando todas as opiniões sendo a mesma encaminha a todos os esputados estaduais, FECAM e PARLAAMFRI. “Esperamos com isso contribuir para novos encaminhamentos sobre a municipalização do ensino fundamental”, finalizou Marcelo Werner.

*Mais informações podem ser obtidas com o vereador Marcelo Werner através do telefone (47) 9945-9361.