Comunidade lota Câmara de Vereadores para discutir permanência do COPOM

A população atendeu o chamado do vereador Laudelino Lamim (PMDB) e compareceu em grande número à audiência pública que discutiu a permanência do COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar de Itajaí e a instalação do Núcleo Mesorregional de Perícia na cidade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Pissetti (DEM), abriu a reunião dizendo que Itajaí está se tornando uma terra sem dono, uma vez que muitas instituições estão sendo transferidas para as cidades vizinhas. “Vamos tratar o assunto de forma suprapartidária por amor a Itajaí”, declarou.

Ele lembrou que esse assunto não estaria sendo discutido se a cidade tivesse um deputado ou secretário para representá-la junto ao Governo do Estado.

Lamim lembrou que o COPOM de Itajaí está com efetivo reduzido e falta de recursos humanos. “Esses profissionais operam verdadeiros milagres. Estamos aqui em busca de mais segurança para a nossa cidade”.

A grande questão da noite por parte das autoridades que fizeram parte da mesa diretora foi o motivo de tudo ser transferido para Balneário Camboriú.

O Tenente Coronel da Polícia Militar da 3ª Região, Fernando José Luiz, falou sobre o trabalho que é realizado em Balneário Camboriú, e lembrou que o Governo do Estado fez investimentos para atender as chamadas emergenciais. Ele lembrou mais uma vez as palavras do Comandante Geral da Polícia Militar, Eliésio Rodrigues, de que se a cidade quiser o COPOM não vai sair da cidade.

O Coronel da Polícia Militar Vânio Luiz Dalmarco disse que as decisões tomadas pelo alto escalão da PM não foram para prejudicar Itajaí. “O COPOM de Itajaí usa um procedimento antigo, ultrapassado e não cabe mais para o tamanho de Itajaí”.

O Comandante do 1º Batalhão da PM, Umberto Mario Garcia, disse que caso o COPOM permaneça na cidade vai precisar de um grande investimento.
Outro assunto questionado na audiência pública foi quanto ao núcleo de perícia. De acordo com o diretor do Instituto Médico Legal de Santa Catarina, José Maurício Ortiga, houve erro na informação. “Nunca se falou em retirar o Instituto de Itajaí. Precisa-se sim de um local adequado para realizar o trabalho”.

Lamim disse que o município está cedendo um espaço de aproximadamente oito mil metros quadrados para a instalação do núcleo.

Ao final da audiência o vereador se mostrou satisfeito com a presença da população e da possibilidade de discutir o assunto no poder legislativo.

*Mais informações podem ser obtidas com o vereador Laudelino Lamim através do telefone (47) 9994-4363.