Câmara de Itajaí permanece com 12 vereadores

Aumento de cadeiras no plenário itajaiense depende da diplomação da justiça eleitoral

A Câmara de Itajaí vai permanecer com 12 vereadores. Isso se a justiça eleitoral decidir não diplomar os nove suplentes, que de acordo com a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) aprovada pelo Congresso na última semana, abre margem ao direito às cadeiras no Legislativo.

Na tarde de hoje (28), o Presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), se reuniu com os candidatos itajaienses, que reivindicam o direito, para a leitura e esclarecimento do seu parecer e também da procuradoria da Casa. Estavam presentes Vanderlei Dalmolin (PP), Maneca do PT (PT), Tonho da Grade (PP), Fabrício Santos (PDT), Carlos Ely (PPS), João Vequi (PT), Neusa Girardi (PMDB) e Nina Crispim (PDT), apenas Venício Amorim (DEM) não compareceu ao encontro.

A agilidade na elaboração da decisão da Casa de Leis se deu por conta do requerimento, vindo do Presidente municipal do PDT, Marcelo Sodré, que pede a posse imediata dos suplentes, Fabrício e Nina, ambos componentes da sigla brizolista. “O Marcelo requereu e eu tive de acatar, não podia ficar cozinhando esse fato e gerar polêmica”, disse Pissetti.

O documento, que nega a posse imediata dos aspirantes ao cargo parlamentar, se embasou principalmente na preocupação em não ferir a Lei Orgânica Municipal. O relatório explica que a constituição do município prevê 12 cadeiras no plenário e não pode ser alterada abruptamente.

Pissetti ainda revelou ter ciência de que alguns Legislativos já estão nomeando suplentes, porém vê que a medida exige mais cautela. “Eu não posso me comprometer em dar posse a vocês, sendo que a justiça eleitoral não os diplomou como vereadores (...) daqui a pouco o ministério público bate à porta e me manda cancelar tudo e responder na justiça pelo ato irresponsável”, explicou.

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.