Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Vereadores visitam Herbário Barbosa Rodrigues

“É a primeira vez que a Câmara vem ao Herbário”. Foi com estas palavras e um sorriso de satisfação no rosto, que o membro do conselho fiscal do Herbário Barbosa Rodrigues, Jurandir de Souza Bernardes, acolheu os vereadores itajaienses, em visita ao instituto, na tarde de hoje (14).

O presidente da Casa de Leis, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), junto dos vereadores Níkolas Reis (PT), Susi Bellini (PP) e Clayton Batschauer (PR), conferiram o trabalho científico, na área botânica, desenvolvido na cidade. “É uma instituição reconhecida no mundo inteiro, e nós filhos da terra temos que dar mais valor”, disse Pissetti, que salientou a importância da manutenção do local.

Durante a visita os parlamentares conheceram a biblioteca, plantas e algumas publicações, incluindo enciclopédias, deixadas pelo fundador do centro de pesquisa, o Padre Raulino Reitz. A riqueza de material para estudo fascinou a comitiva. Segundo a secretária do Herbário, Zilda Helena Deschamps Bernardes, Santa Catarina é o único Estado que tem sua flora publicada e catalogada. “95% da flora catarinense está aqui”, explicou.

O Herbário

Fundado em 1942, o Herbário Barbosa Rodrigues, que leva o nome de um dos expoentes no ramo, abriga um acervo de 70 mil exsicatas (exemplares dessecados de quaisquer plantas). Hoje, o Centro de Pesquisas é coordenado por uma ONG (Organização não governamental), e recebe visitantes e correspondências de todo o mundo. 

O prédio que abriga a instituição é um dos mais vistosos de Itajaí. A estrutura foi erguida com o apoio da comunidade itajaiense, em 1954, e se localiza na Avenida Marcos Konder. A organização conta com o trabalho de quatro funcionários e dois estagiários da área de biologia.

O fato curioso e que liga a história do Herbário à Câmara Municipal foi a morte do Padre Raulino Reitz dentro do Legislativo da cidade. Em 1990, quando recebia uma homenagem pelo recebimento do prêmio Global 500, no México, Raulino teve um mal súbito durante o uso da tribuna e morreu no plenário do Palácio Marcos Konder.

Vale lembrar que o expediente interno do Herbário é de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas. As visitas, que acontecem todas as segundas-feiras, devem ser agendadas pelo telefone 3348.8725.    

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.



Projetos e Proposituras