CVI: Um ano e meio em seis meses

Câmara itajaiense, com 12 vereadores, aprova o triplo de proposições quando comparada à era dos 21 parlamentares em 2004.

Mais de 1.100 proposições aprovadas entre projetos, indicações, requerimentos e moções. Este é o saldo do primeiro semestre da legislatura 2009/2012 da Câmara de Vereadores de Itajaí, sendo que a Casa ainda trabalha com um grande volume de matérias em trâmite.

De acordo com números divulgados pela Secretaria Legislativa da Câmara Municipal, foram discutidos e aprovados 52 projetos do executivo, 165 do legislativo, 692 indicações, 209 requerimentos e 43 moções, que resultam em 1161 aprovações. “Nós fizemos um comparativo com os seis primeiros meses de trabalho de quando a Câmara tinha 21 vereadores e eu posso dizer que o número de projetos e indicações apresentadas este ano, triplicou”, afirmou satisfeito, o Presidente do Poder, vereador Luiz Carlos Pissetti.

Na sessão de quinta-feira (16), a última antes do recesso parlamentar de 15 dias, os vereadores avaliaram seus trabalhos e o novo modelo de organização adotado pelo Legislativo. Durante os debates promovidos pelo uso da tribuna, os parlamentares aproveitaram para destacar o sistema de informatização implantado na Casa de Leis. “Hoje eliminamos o volume de papéis de nossas bancadas e sustentamos uma gestão ecológica”, disse o vereador Clayton Batschauer (PR).

O Balcão da Cidadania, a nova marca da Câmara, também foi pauta das discussões. “Quem disse que o Legislativo não podia prestar serviços à comunidade?”, questionou Pissetti. Ele descreveu as crescentes atribuições do balcão e a adesão da população. “Temos até balcão de empregos aqui”, concluiu.

A harmonia entre os vereadores foi destaque na fala do líder da oposição, vereador Níkolas Reis Moraes dos Santos (PT). “As pessoas me perguntam nas ruas se conseguimos ser amigos mesmo com tantas divergências, eu respondo que sim (...) Imaginem o quão chato seria se todos aqui fossemos só oposição ou só situação”, falou.

O reinício dos trabalhos em plenário está marcado para o dia 4 de agosto, terça-feira. Vale lembrar que os serviços da Câmara de Vereadores, como o Balcão da Cidadania e o atendimento nos gabinetes parlamentares continuam funcionando normalmente, de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, sem fechar para o almoço.

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.