Secretaria de Comunicação e Promoção Social é apresentada à imprensa

Na noite de ontem (9), foi apresentada oficialmente a toda imprensa regional a nova Secretaria de Comunicação e Promoção Social, da Câmara de Vereadores de Itajaí. O evento aconteceu no restaurante Bokerão Dupêra e contou com a presença de mais de cem convidados.

A cerimônia foi aberta pelo secretário da pasta, Herval Angelo Esmeraldino, que não escondeu a alegria de estar à frente do projeto. “A busca pela profissionalização da Câmara é uma missão de maior comprometimento com o cidadão”, frisou. Após sua fala um vídeo institucional foi exibido público.

O vereador da oposição, Níkolas Reis (PT), fez uso da palavra e destacou a importância da assessoria de comunicação para o bom relacionamento com a imprensa. “Por meio de vocês (profissionais) a comunidade toma ciência de nossos trabalhos, que hoje ganham maior visibilidade graças à ampla divulgação das ações do legislativo”, concluiu.

Já pelo lado da situação, o vereador Renato Ribas (PSDB), parabenizou a iniciativa do atual Presidente da Casa de Leis, vereador Luiz Carlos Pissetti, pela implantação da Secretaria. “Quando esta ideia foi apresentada a mim e aos demais vereadores, não hesitamos em abraçá-la”, disse.

O Presidente do Legislativo lembrou dos momentos de turbulência entre a Câmara e a mídia, mas destacou: “se fazemos política temos que estar preparados para receber críticas (...) a criação desta secretaria estreita nosso relacionamento (câmara e imprensa) e beneficia toda a sociedade itajaiense”. Ele finalizou convidando a todos para o jantar de confraternização que foi oferecido ao término da cerimônia.

Como funciona a nova Secretaria de Comunicação e Promoção Social

Formada por quatro diretorias, a nova secretaria nasce com o princípio da participação e representação social, que busca acolher da melhor maneira o cidadão dentro e fora da Casa Legislativa. A Diretoria de Comunicação dá suporte aos profissionais de imprensa quanto à divulgação das ações da Câmara de Vereadores, ela torna de conhecimento público o que a população precisa saber.

Outro diferencial diz respeito à futura implantação da TV e Rádio Câmara, com uma diretoria específica comprometida em levar a informação de uma forma mais leve e dinâmica ao cidadão, que na maioria das vezes não conhece os trâmites do Poder Legislativo.

A Diretoria Institucional de Relacionamento e Cerimonial vai padronizar os eventos realizados pela Casa de Leis, tornando-os mais agradáveis. Sobretudo, ainda cumpre a importante tarefa de buscar capacitação para os funcionários da Câmara e é encarregada de formular o calendário anual de atividades do Poder. O que permite à sociedade maior organização e ciência acerca dos acontecimentos locais.

Por fim, a Diretoria de Atendimento à Cidadania, responsável pelo que pode ser chamado de atual marca do Legislativo de Itajaí. O Balcão da Cidadania é referência para Câmaras de todo o Brasil e oferece um vasto quadro de serviços gratuitos aos munícipes. De sua implantação, no final do mês de março, até hoje, foram mais de 1500 atendimentos, que vão da solicitação de documentos e assistência jurídica, ao filantrópico por meio de convênio com um projeto social.

* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.